O Ministério Público do Tocantins informou nesta quarta-feira (25) que está abrindo uma investigação a respeito dos gastos do Governo do Tocantins com copiadoras. O objetivo é apurar a informação de que em um período de pouco menos de dois anos, o Poder Executivo gastou R$ 90.184.638,74 com os serviços.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os valores seriam referentes a serviços como cópias de documentos, aluguel e manutenção de impressoras e compra de papel. Do total gasto, cerca de 95% teria ido para um único grupo empresarial: o Grupo Exata, que reúne duas copiadoras, uma gráfica e uma editora.
Levando em consideração apenas cópias, que atualmente custam R$ 0,12 por folha, seria possível fazer mais de 750 mil com o dinheiro. Isso equivale a mais de 1,5 milhão de resmas de papel com 500 folhas cada. Enfileiradas, elas seriam o suficiente para das a volta na terra cinco vezes, quase chegar à Lua ou fazer seis viagens de ida e volta ao Japão.
Os gastos foram feitos ao longo dos governos de Marcelo Miranda (MDB) e Mauro Carlesse (DEM). O Ministério Público disse que requisitou contrato e notas de empenho referentes ao serviço.