Uma forte chuva registrada no fim da tarde deste sábado (22) em Araguaína, norte do Tocantins, assustou moradores, derrubou árvores e causou estragos pela cidade. Parte do muro do cemitério São Lázaro ficou danificado. A prefeitura informou que a estrutura caiu depois de ser atingida por uma árvore, mas que não houve muitos estragos.
Uma equipe do município foi até o local e os reparos devem ser iniciados na manhã deste domingo (23). Há registro também de árvores caídas em vários pontos da cidade. O Corpo de Bombeiros disse que não recebeu qualquer chamado.
Moradores disseram que durante a chuva muitos setores ficaram sem energia, como o Maracanã, Universitário, Cimba, Jardim dos Ypês e Jardim Santa Helena.
A Energisa informou que o temporal derrubou árvores e arrastou objetos que atingiram a rede elétrica. A empresa explicou que está realizando manobras remotamente do Centro de Operação Integrado, para minimizar os impactos aos clientes, e mobilizou todas as equipes disponíveis para realizar a substituição de postes e equipamentos danificados e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para as regiões norte, oeste, central e sudoeste. O volume de chuva pode chegar a 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Fortes chuvas têm sido registradas neste mês em todo o estado. Por causa dos temporais, o nível dos rios aumentou e houve enchentes em várias cidades. Mais de 3,1 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas e tiveram que sair de suas casas.
Veja a situação registrada no estado até este sábado:
334 pessoas desabrigadas – estão em abrigos públicos ou locais cedidos pelo poder público em Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois, Pedro Afonso e Tupirama.
2.773 moradores desalojados – estão em casa de parentes, amigos, vizinhos e ou terceiros em Araguanã, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel, Sampaio e Itaguatins.
Por G1