Espetáculo A Caçada da ‘Buíuna’ e Bonecos Gigantes de Porto Nacional é transmitido ao vivo pela internet

Evento que virou tradição no carnaval de cidade e deixou de ser realizado este ano devido a pandemia ganhou versão digital após ser contemplado pela lei Aldir Blanc.

Compartilhe:

Tradicional no carnaval de Porto Nacional, o espetáculo A Caçada da “Buiuna” e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional foi transmitido ao vivo pela internet na tarde deste sábado. O formado digital foi possível após o projeto, de autoria do músico e historiador Everton do Andes, ser contemplado pela Lei Aldir Blank, de apoio a cultura.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A live teve inicio as 15h e foi feita pelo pelo canal do projeto no Youtube. Com duração de 50 minutos, a transmissão só começa a partir dos 10 minutos e trinta segundos, com apresentação do projeto e de como os bonecos foram feitos. E por fim, a esperada Buiuna ganha as ruas do centro histórico da cidade sendo acompanhada pelos Bonecos Gigantes.

O ritual da Caçada da Buína, que representa uma antiga crença popular, foi incorporado as festividades de momo a cerca de duas décadas e marca o inicio do carnaval de rua portuense. Com o cancelamento do carnaval deste ano, o evento ganhou versão digital.

Foto: Reprodução

A ”Buiúna” – também conhecida como cobra grande e cobra Norato, pelos contos populares tem sua cabeça enterrada debaixo da igreja e seu corpo atravessa o rio Tocantins até o outro lado. Na festividades de momo na cidade, a lenda ganha um novo enredo.

No novo contexto, baseado na música de Everton dos Andes, a cobra desperta após o coreto que ficava no centro da cidade ser derrubado para “melhorar” a vista da orla da cidade que estava sendo construída.

Segundo o artista que elaborou o projeto, o recurso distribuído pela Lei Aldir Blanc contribuiu imensamente para o fomento da economia criativa local, visto que, gerou oportunidade de trabalho e renda para diversos profissionais do segmento cultural e para o comércio durante a pandemia.

“O projeto incluiu diversos figurantes, que são pessoas de baixa renda e moradores do bairro onde fica localizado a sede do projeto. Trabalhar pela inclusão cultural é uma das missões desse grupo, que, em vinte anos de existência, jamais cobrou ingresso do público em geral para assistir o espetáculo”, enfatizou o artista.

O palco da transmissão foram a rua do Cabalado e a Praça Nossa Senhora das Mercês, em frente à Catedral, maior patrimônio histórico da cidade. Devido à pandemia da Covid-19,o evento não contou com a presença do público, participarão do projeto apenas a equipe de produção do espetáculo.

Preparação

“O processo de construção, restauro e adaptação dos bonecos gigantes de Porto Nacional aconteceu conjuntamente com uma oficina de construção artesanal de esculturas em isopor e laminação em resina de fibra de vidro. A oficina foi oferecida gratuitamente para à comunidade portuense, obtendo um bom aproveitamento”, explicou o artista, Everton dos Andes.

As oficinas foram coordenadas por dois grandes Mestres do Artesanato tocantinense: Antônio Neves, conhecido como Taurú, e Mestre Renato, pernambucano radicado no Tocantins. A caracterização das peças é assinada pelo artista visual Silvio Arte, antigo parceiro do grupo.

Os figurinos do espetáculo foram assinados pela designer portuense, Josy Liu. A confecção dos figurinos ficou por conta do Ateliê Tecidos Porto, coordenado pela grande artesã da alta costura, Dona Francisca Porto, que é parceira do projeto há 13 anos.

Foto: Reprodução