Energia furtada durante 3 meses no TO poderia abastecer cidade com 17 mil habitantes por um ano

A Energisa disse que foram identificadas 1.271 ligações elétricas clandestinas em todo Tocantins. O aumento foi de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Nos três primeiros meses de 2023 foram identificadas 1.271 ligações elétricas clandestinas em todo Tocantins. Segundo a Energisa, o volume de energia furtado seria suficiente para abastecer toda a cidade de Miracema do Tocantins, com uma população de 17,6 mil habitantes, durante um ano inteiro.

Foram 423 “gatos de energia” encontrados por mês ou 14 por dia. O aumento foi de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. A concessionária afirma que o número é alarmante e tem causado prejuízos financeiros, além de prejudicar a qualidade do serviço para os usuários.

“A Energisa faz a rede prevendo uma determinada carga e quando faz uma ligação clandestina acaba que sobrecarrega esses equipamentos e o risco de um incêndio, um curto-circuito é muito maior”, explicou Roger Pereira da Silva, coordenador de combate a perdas da Energisa.

O crime de furto de energia é previsto no Código Penal brasileiro. O infrator pode ser punido com até quatro anos de prisão, além de pagar uma multa.

“Nós temos uma central de monitoramento, que fazemos as inspeções em alguns casos, mas a denúncia é a principal fonte, a mais importante. Se você tem uma denúncia para ser feita entre em contato porque é importante reduzir esse número”, disse o coordenador.

A denúncia de furto de energia pode ser feita de forma sigilosa e anônima. Para isso, basta entrar em contato com a Energisa pelo número 0800 721 3330, agência de atendimento, ou pelo site e aplicativo da empresa.