A Prefeitura de Porto Nacional disponibilizará ônibus para o transporte de estudantes que moram do outro lado da ponte sobre o lago do rio Tocantins, que foi interditada. A medica visa amenizar os impactos do fechamento da via.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O transporte será gratuito e começará a partir desta quarta-feira (13). O ônibus vai partir do aterro da ponte na margem direita do rio, até escolas e universidades.
Os pais ficaram responsáveis por levar os estudantes até o ponto inicial e buscar no mesmo local ao fim do horário de aulas.
A rota vai passar pelos seguintes pontos:
- Ponte
- Avenida Aires Joca
- Avenida Anísio Costa
- Praça do Centenário
- Avenida Joaquim Aires
- Praça do Avião
- IFTO
- ITPAC
- UFT
- Haverá saídas às 6h30; 12h30 e 18h30. Já os ônibus voltando saem às 11h30; 17h30 e 22h30.
Ao todo 109 estudantes de escolas públicas, privadas e universitários moram na margem esquerda do rio e devem ser atendidos pela linha. Antes, o transporte deles era realizado por vans que estão impedidas fazer a travessia.
O objetivo da Prefeitura é que a rota pegue também os estudantes quando o o barco da Defesa Civil iniciar a travessia de pedestre pelo rio. A embarcação está prevista para chegar no final de semana.
A prefeitura que o fechamento da ponte da cidade, no último dia 7, pelo governado Mauro Carlesse, ocorreu sem disponibilizar outra alternativa de mobilidade à população que mora nos distritos Nova Pinheirópolis e Escola Brasil, localizados após a ponte.
A ponte é a principal via do município e é por onde era escoada a grande produção de grãos e frutas. A volta para o acesso alternativo à cidade passou a ser de cerca de 160 km.