O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em órgãos públicos, estabelecimentos de saúde e instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, em Porto Nacional. A medida foi estabelecida por decreto assinado pelo prefeito Ronivon Maciel (União) e também determinou o cancelamento das festividades de Carnaval deste ano, em razão do aumento expressivo de casos de Covid-19 no município.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a prefeitura, os primeiros 15 dias de fevereiro registraram um aumento de 128% nos casos de Covid-19 em comparação com todo o mês de janeiro de 2025. Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, foram confirmados 66 novos casos da doença, com 18 ainda ativos. Um paciente de 87 anos, com comorbidades, faleceu em decorrência da Covid-19.
O decreto estabelece que o uso de máscaras é obrigatório em estabelecimentos de saúde para todos os presentes, incluindo profissionais, pacientes e acompanhantes, independentemente do status vacinal. Além disso, a medida também se aplica a pessoas com sintomas da doença, teste positivo ou que tiveram contato recente com casos confirmados de Covid-19.
- Homem é encontrado morto ao lado de moto em estrada vicinal no sul do Tocantins
- Homem é morto a tiros após dar soco no rosto de suspeito durante discussão
A administração municipal recomenda ainda o uso de máscaras para grupos de risco, como idosos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, transplantados e pacientes com câncer, devido à maior vulnerabilidade a formas graves da doença.
O decreto, que traz as novas medidas de combate à Covid-19, foi publicado no Diário Oficial de Porto Nacional no dia 21 de fevereiro.