>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A Prefeitura de Porto Nacional decidiu aderir ao modelo de escalas para o funcionamento do comércio. O decreto que regulamenta a medida foi publicada nesta sexta-feira (8). Conforme o município, a fiscalização será feita pela própria prefeitura e quem desrespeitar a escala de trabalho pode receber multas que chegam a R$ 8,5 mil.
As medidas que já tinhas sido determinadas em decretos anteriores, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas ou estabelecimentos comerciais, o uso obrigatório de máscaras e a higienização reforçada dos ambientes continuam valendo.
A criação de escalas também foi determinada em Gurupi, no sul do estado, onde começou a valer nesta sexta-feira (8). Na cidade, mesmo com o revezamento houve aglomerações e a ordem acabou sendo alvo de críticas dos comerciantes.
Escala em Porto Nacional
Das 7h às 13h
Funcionarão as lojas de construção civil, ferragens, estruturas metálicas, vidraçarias, roupas, cama/mesa/banho, tecidos, armarinhos, calçados, produtos agropecuários e veterinários, revendedoras de veículos, máquinas pesadas, motos e bicicletas.
De 13h às 19h
Vão funcionar as lojas de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e importados, óticas e joalherias, cosméticos e perfumarias, barbearias e salões de beleza, brinquedos e utilidades, produtos de informática, e serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados.
Os demais estabelecimentos, deverão funcionar de 13h às 19h. Os comércios que atuam em mais de uma atividade em ramos que ficaram em turnos opostos na escala, devem respeitar o horário da atividade principal.
A prefeitura informou que está buscando soluções que conciliem as medidas restritivas de prevenção contra a Covid-19, a manutenção da atividade comercial, emprego e renda dos moradores.