Porto Nacional | Combate ao mosquito transmissor da dengue é intensificado com carro ‘fumacê’

O município de Porto Nacional está intensificando nos setores da cidade os trabalhos no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Conforme a prefeitura, foram colocados nas ruas três carros “fumacês”.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Os veículos foram fornecidos pelo Governo do Estado e são utilizados para aplicar o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) por meio de pulverização aérea espacial.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que cada localidade receberá três ciclos de pulverização. As visitas do carro fumacê vão acontecer sempre no início da manhã e no fim da tarde.

Roteiro

As pulverizações tiveram início na última quinta-feira (31). E conforme a prefeitura, cada dia um carro vai estar em um setor, tendo o serviço repetido por três vezes.

Ainda segundo a prefeitura, o roteiro do carro-fumacê contempla os setores que apresentam uma incidência mais elevada do mosquito. Foram priorizados os setores mais populosos.

Já nos outros setores, será feito uma intensificação com o UBV costal, onde os agentes vão às residências com a bomba motorizada.

O roteiro programado nos bairros pode sofrer alterações de acordo com as demandas e o clima. Em dia de chuva, por exemplo, o produto perde a eficácia, então a área programada será cancelada e inserida no próximo turno.


Participação popular

A Secretária Municipal da Saúde enfatizou que o combate ao mosquito, que transmite a dengue, a chikungunya, e também a Zika, é também uma responsabilidade de toda população.

Segundo a pasta, o inseticida não atinge os ovos que estão depositados dentro de vasilhas com água parada. A secretaria orienta a população que ao perceber os agentes se aproximando com o fumacê, abram as portas e janelas das casas para que o borrifamento tenha maior eficiência.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *