Em Palmas, idoso comparece para tomar 2ª dose da CoronaVac, mas acaba recebendo vacina AstraZeneca

Família disse que ficou preocupada com a administração de outro imunizante. Na última semana o município suspendeu a vacinação com a CoronaVac por falta de doses.

Compartilhe:

Um idoso, de 65 anos, teve uma surpresa ao comparecer para tomar a 2ª dose da vacina da CoronaVac, em Palmas. João de Castro Silva foi até a Feira do Jardim Aureny II com o intuito de receber o reforço, mas acabou tomando novamente a 1ª dose, desta vez da vacina da AstraZeneca.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A família de João Castro mora no setor Morada do Sol. O cartão de vacina do idoso mostra que a dose da CoronaVac foi aplicada no dia 15 de abril e que o retorno estava marcado para 6 de maio. No dia do retorno foi registrada no cartão a aplicação da 1ª dose da AstraZeneca. Agora, a segunda aplicação foi novamente marcada para o mês de agosto.

A situação preocupou a família, que teme pelos prejuízos na imunização do idoso e até em possíveis efeitos colaterais causados pela aplicação de dois imunizantes diferentes. “Como são tecnologias diferentes ainda não se sabe o que pode causar no organismo humano”, disse o filho Meu Sergio Dantas de Castro Diniz.

O infectologista Flávio Milagres disse ao G1 que aparentemente não há prejuízos para a saúde. “O problema é não garantir a proteção de imediato, já que o esquema de vacinação foi prolongado e gastar mais imunizantes, mas pode ser uma política de racionalização adotada tendo em vista a falta de doses”.

O médico só alertou que a imunização foi será garantida quando for feita a segunda dose, já que a recomendação é que o esquema de vacinação deve ser completo.

A Prefeitura de Palmas ainda não se manifestou em relação a este caso.

CoronaVac em falta

As doses da CoronaVac estão em falta em dezenas de cidades do Tocantins e por isso muitas pessoas ficaram com a vacinação atrasada. Araguaína, por exemplo, deixou de vacinar mulheres grávidas e puérperas porque só possui doses da AstraZeneca no estoque. Por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o imunizante da Fiocruz não pode ser aplicado nestes grupos.

Palmas também ficou sem doses da CoronaVac e suspendeu aplicações do imunizante. Na última semana a Prefeitura da capital informou que só terá previsão de retorno quando o governo divulgar a data de retirada da próxima remessa.

A preocupação é que a situação não deve ser resolvida de imediato. Na última sexta-feira (14) o Estado informou que as novas remessas de CoronaVac não seriam suficientes para vacinar todos que precisam da 2ª dose no Tocantins.

Na madrugada desta sexta-feira (14) o Ministério da Saúde enviou ao estado 25.450 de doses, sendo 14.200 unidades da vacina CoronaVac e 11.250 da AstraZeneca. Mais 7 mil doses da CoronaVac chegaram no sábado (15).

Apesar dos dois últimos lotes enviados pelo Ministério da saúde somarem 32.450 doses, sendo 21.200 de CoronaVac, algumas pessoas podem continuar com a vacina atrasada.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que “com base em informações já repassada por parte dos municípios, o quantitativo distribuído não atenderá toda demanda”.

*Por G1