>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a Secretaria de Saúde, dois casos suspeitos de H1N1 estão sendo investigados em Palmas. De acordo com a Secretaria de Saúde, Os pacientes deram entrada em unidades de saúde com sintomas de pneumonia grave, mas ambos estão passando por análise laboratorial para descartar a suspeita da gripe. Até o momento nenhum caso da doença foi confirmado no estado em 2018.
Um dos casos é uma jovem de 18 anos, que está internada na UTI do Hospital Geral de Palmas com restrição de visitas.O outro caso é de um homem que morreu após dar entrada na unidade no início da semana.
Conforme a Secretaria de Saúde, o resultado dos dois exames deve ficar pronto em até cinco dias.
No estado, os casos suspeitos da doença são notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A partir daí são realizados exames para identificar o tipo de vírus, entre eles a Influenza A, que é dividida em dois tipos: H1N1 e H3N2, ou Influenza B.
Neste ano, até o momento, foram notificados 26 casos de SRAG e somente um positivo para Influenza B. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, não há motivo para pânico na população. A campanha contra o vírus começou nesta quarta-feira (18) em Gurupi, na região sul. No restante do Estado a campanha de vacinação deve começar apenas na próxima semana.
Sintomas
Os principais sintomas da gripe H1N1 são os mesmos de um estado gripal comum, como febre que dura entre 3 e 5 dias, tosse seca, secreção e dores no corpo. Se os sintomas persistirem por vários dias a recomendação é procurar atendimento médico.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação, que está disponível nas salas de vacinação do Estado. Outra forma de prevenir a transmissão do vírus é a higienização das mãos, principalmente com álcool gel.