>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada nessa quarta-feira (8), em Goiatins. Intitulada como Mínima Moralia, a operação investiga desvios de recursos públicos na prefeitura. São cumpridos oito mandados de busca e apreensão na cidade e nos municípios de Itacajá e Palmas.
Esta operação faz parte da 3ª fase da operação Bagration, iniciada em julho de 2016. Na época, o então prefeito da cidade Vinícius Donnover Gomes e a mulher dele, Sandra Suely da Silva foram presos.
Conforme a PF, as investigações apontaram diversas irregularidades em licitações da área da educação, como a utilização de notas fiscais em duplicidade para justificar pagamentos ilícitos, preços superfaturados e contratação de empresas de fachada.
As irregularidades foram descobertas após a análise de documentos e mídias apreendidos durante as outras fases da operação.
As investigações foram feitas a partir da análise das movimentações financeiras dos investigados e de relatórios emitidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministério da Fazenda.
Ainda segundo a PF, a partir dos documentos foram descobertas diversas transferências de valores das empresas e responsáveis contratados, para ex-gestores das Prefeitura de Goiatins, o que gera indícios de desvio de recursos públicos e corrupção passiva.
O nome da operação significa Mínima Moral, qualidade que deve pertencer ao gestor público no trato honesto e virtuoso da coisa pública, conforme a PF.
| Prefeito Vinícius Donnover e esposa foram presos na 1ª fase da operação.
Fotos: Divulgação