Em Araguaína, prefeitura decide utilizar hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19

Segundo o município, a substância passará a ser administrada em quem estiver em isolamento domiciliar com sintomas leves da doença.

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Prefeitura de Araguaína, no norte do Tocantins, informou que vai utilizar, a partir deste sábado (9) a hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade. A substância passará a ser administrada em quem estiver em isolamento domiciliar com sintomas leves da doença. De acordo com a nota, 29 funcionários das Unidades Básicas de Saúde receberam um treinamento realizado pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

A decisão teria se baseado em estudos realizados na Europa, mas a prefeitura não especificou quais estudos são estes nem por quem eles foram feitos. Nos casos de pacientes internados, serão usados anticoagulantes e corticoides. Já nos pacientes leves e moderados, além da hidroxicloroquina também pode ser receitado o zinco.

Entre os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina para o uso da hidroxicloroquina estão a autorização expressa do paciente e a obrigatoriedade que que o profissional de saúde avise da ausência de evidências sólidas de que essas drogas tenham efeito confirmado na prevenção e tratamento dessa doença.

A prefeitura de Araguaína foi consultada se os profissionais foram orientados neste sentido e também o que será feito em casos de pacientes graves, que estejam inconscientes, por exemplo, mas ainda não deu retorno.

 

A Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde também foram procurados para comentar a medida e dizer se consideram que o medicamento deve ser utilizado e ainda não responderam.

Araguaína é a cidade mais afetada pela Covid-19 em todo o Tocantins. De acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira (8) a cidade concentra 194 dos 494 casos confirmados de coronavírus no estado. (Por G1)