Em Araguaína: Menino de dois anos é internado após beber soda cáustica enquanto mãe fazia sabão caseiro

Família reclama de demora em hospital, Menino foi atendido na Unidade Pronto Atendimento Infantil (PAI) e depois internado no Hospital Regional da cidade.

Compartilhe:

Um menino de dois anos e nove meses foi internado em Araguaína, no norte do Tocantins, após acidentalmente ingerir soda cáustica. Ele foi atendido na Unidade Pronto Atendimento Infantil (PAI) e depois transferido para o Hospital Regional da cidade. A família reclama de demora no atendimento e falta de pediatra na unidade estadual.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) negou a falta de pediatra na unidade e disse que a criança está sendo atendida pela equipe multidisciplinar. (Veja a nota abaixo)

O incidente aconteceu na manhã de sexta-feira (19). A mãe da criança, que não será identificada nesta reportagem, contou que estava se preparando para fazer um sabão caseiro e usou um recipiente para medir a quantidade de soda que usaria na receita.

Ela conta que lavou o recipiente e deixou em cima pia da cozinha. “Ele veio da sala, entrou na cozinha e pegou a vasilha. Subiu na pia, pegou essa vasilha e ingeriu o restinho da água que tinha ficado no recipiente”, contou a mãe.

Após apresentar mal-estar e dor o menino foi levado para o PAI e depois transferido para o hospital devido à necessidade de fazer uma endoscopia. A família reclama que ficou no HRA todo o sábado (20) esperando o menino ser atendido por um pediatra.

O exame só foi feito no início da noite, quando foi colocada uma sonda para drenagem de líquidos.

Só que a sonda acabou saindo e não tinha sido recolocada até a manhã deste domingo (21). “A médica que fez a endoscopia disse que ele não podia ficar sem a sonda e tinham que drenar o resto de material que tivesse no esófago. Só que ele foi para o quarto, espirrou e a sonda caiu”, contou a mãe.

Segundo a família, a informação dada pela equipe à família é de que um pediatra precisaria reavaliar a criança, mas o profissional já tinha ido embora e precisaria esperar outro chegar.

“Já vai fazer 48 horas que meu filho está sem comer. Não tem pediatra, tem que ficar ligando para um pediatra ir”, disse a mãe.

Até as 10h30 da manhã deste domingo (21) a família aguardava o profissional. Segundo a família, o menino está estável e consciente, mas chora muito sempre que passa o efeito da medicação.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o referido paciente foi acolhido no Hospital Regional de Araguaína (HRA) para realização de exame especializado e segue sob assistência da equipe multiprofissional da unidade.

A SES-TO destaca que há pediatra plantonista na unidade e a mesma vai reavaliar o paciente e prestar os cuidados ao mesmo, bem como os esclarecimentos necessários aos familiares.

Por G1