Em Araguaína, hospital público fica com UTI para casos de Covid-19 lotada

Unidade está com os 10 leitos ocupados e pacientes em situação grave da região norte do estado são encaminhados para a cidade. Governo diz que há vagas na rede particular.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Hospital Regional de Araguaína atingiu 100% de lotação nos leitos de UTI dedicados a cuidar de pacientes com o novo coronavírus na cidade. Os 10 leitos que o hospital possui estão ocupados e os novos leitos, prometidos para serem instalados na Unidade de Pronto Atendimento da região norte da cidade, ainda não ficaram prontos.

O problema foi constatado pela Defensoria Pública durante uma visita e confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde. Em nota, a SES informou que ainda há vagas de UTI na rede privada na cidade. Segundo o documento, apenas um dos 10 leitos de UTI para Covid no Hospital Dom Orione está ocupado. A SES não especificou se há algum tipo de convênio que permita a utilização dos leitos da unidade por pacientes da rede pública.

O Hospital Dom Orione confirmou que implantou os leitos de UTI para atendimento a pacientes de Covid-19, contudo disse que aguarda a formalização do convênio com o Governo do Estado do Tocantins para o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) de 10 desses leitos. A assinatura do convênio, segundo o hospital, está prevista para o dia 8 de maio. A unidade disse que cumprindo seu papel de responsabilidade com a população já está internando os pacientes do SUS via a regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

Araguaína é a cidade do Tocantins mais afetada pelo novo coronavírus. Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira (7) , o município concentra 163 pacientes com a doença. Além disso, o HRA é considerado o hospital de referência para quem mora em cidades menores da região norte do estado.

Em todo o Tocantins já são 423 casos confirmados da doença e nove pessoas morreram por causa do coronavírus no estado. (Por G1)