Dono de fazenda no Jalapão é multado em mais de R$ 44 mil após PM apreender 11 mil estacas de madeira

Segundo a PM, o proprietário tinha autorização para explorar até 20 m³ por ano, mas apenas no último domingo foram localizados 163 m³ de espécies nativas desmatadas no local.

Compartilhe:

O dono de uma fazenda localizada em Mateiros, na região do Jalapão, foi multado em R$ 44,4 mil após uma apreensão de aproximadamente 11 mil estacas de madeira por equipes da Polícia Militar Ambiental. A suspeita é de que houve desmatamento ilegal, já que a quantidade de madeira encontrada era oito vezes maior do que o limite que o fazendeiro podia extrair por ano na propriedade.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo a PM, o homem apresentou uma ‘declaração para uso sustentável’ de madeira que permitia a exploração de até 20 m³ por ano. Apenas na data da apreensão foram encontrados 163 m³ de espécies nativas no local. As estacas eram de árvores como sucupira e peroba.

O flagrante foi no domingo (27), mas a informação só foi divulgada pela Polícia Militar nesta quarta-feira (2). O nome do dono da fazenda não foi informado pela PM.

Foto: Divulgação/PMTO

A autorização que foi apresentada no momento da ocorrência determinava também que o uso da madeira no local teria que ser, obrigatoriamente, sem propósito comercial. A PM afirma que esta é uma das maiores apreensões deste tipo de produto já realizada no Tocantins.

O material foi encaminhado para a Naturatins para que o órgão ambiental decidida sobre a destinação. O caso também foi informado ao Ministério Público para que a promotoria analise a possibilidade de abrir uma investigação criminal.

*Por G1