Documentário sobre a folia de Monte do Carmo chega a 200 mil visualizações no Youtube

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Documentário  “O Giro da Folia de Cima” do jornalista e documentarista portuense João Luiz Neiva ultrapassa as 200 mil visualizações no Youtube. O registro audiovisual retrata o giro de uma das folias do Divino Espírito do Santo, a de cima que percorre a zona rural de Monte de Carmo.

Conforme a produção, em 2017 o vídeo registrava 100 mil visualizações. Em menos de um ano o número de visualizações dobrou. O documentário pode ser visto por esse link.

Produção

“O Giro da Folia de Cima” Foi filmado em 2018, por uma equipe de apenas quatro pessoas que rodou a zona rural de Monte do Carmo, município vizinho de Porto Nacional.

A Folia tem inicio no domingo de Páscoa e que, ao todo, são 35 dias de celebração, que culmina na coroação do imperador do Divino Espírito Santo, que acontece no mês de julho dentro dos festejos de Monte do Carmo.

De acordo com João Luiz, a dança (súcia) e o animal utilizados no transporte dos foliões, são aspectos locais incorporados à Folia. “A súcia foi incorporada no último ato, o momento em que os foliões se interagem com o público. Aqui na região, o burro é o animal para transporte do giro da folia, por ser um animal resistente”, pontua

A Folia do Divino é uma manifestação cultural e religiosa trazida de Portugal. “Os missionários religiosos expandiram para o mundo inteiro. Em cada lugar ela se adaptou às características da região onde foi desenvolvida. Ela se incorporou à cultura local. No caso de Monte do Carmo, é uma manifestação de quase 150 anos”, destacou o documentarista.

Em Monte do Carmo, o giro da folia de cima percorre a zona rural do município enquanto o giro da folia de baixo as cidades circunvizinhas.

Registro

João Luiz faz parte da produtora audiovisual Idearte, que tem como foco de trabalho o patrimônio material e imaterial do Tocantins, principalmente de Porto Nacional. Em seu portfólio já se encontram 57 documentários. “O nosso objetivo é resgatar a memória do nosso Estado e da nossa cidade”, explica João.

“Nossa grande preocupação é formar outros coletivos e que outras pessoas também assumam essa responsabilidade”, ressalta João Luiz sobre a importância de se valorizar o registro audiovisual da cultura regional.

Documentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *