>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A história da criação do primeiro ginásio estadual em Porto Nacional é contada no documentário “Cem por Cento” que foi lançado no YouTube. A produção é da Idearte, do cineasta portuense João Luiz Neiva e o documentário está disponível no canal da plataforma de vídeo desde de quarta-feira (19).
A instituição de ensino, que recebia crianças e adolescentes da região e até de outros estados, foi a primeira fundada pelo Governo do Estado de Goiás no então antigo norte goiano, hoje Tocantins. (Assista o trailer do documentário)
De acordo com João Luiz, criada em 1945, o ginásio estadual de Porto Nacional nasceu da necessidade de se implantar um ensino gratuito e de qualidade para atender toda a região.
“Um processo de criação, que teve como figura central o bispo da cidade, Dom Alano Maria de Noday, que usou de toda a sua influência para a criação do Ginásio Estadual. Disponibilizando o prédio do antigo Externato São Thomaz de Aquino, moradia de sua eminencia para o funcionamento do estabelecimento de ensino, em 1946”, explica o documentarista.
Conforme publicação de autoria do professor e escritor Durval Godinho (in memoriam):
refutando os ponderáveis obstáculos apontados pelo governo pouco inclinado à criação do sonhado ginásio, S. Rvma., propõe como realmente o fez, despejar-se juntamente com seus seminaristas do seu amplo Palácio Episcopal para que nele devidamente equipado e mobiliado para fins escolares, às expensas de S. Rvma., se transforma em sede do educandário.
Confira o documentário completo: https://youtu.be/YTmrZUdrhPo