>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Após relatos de banhistas sobre uma aeronave de pequeno porte realizando voos rasantes no lago de Palmas e supostamente passando por debaixo da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, o tenente-coronel Gustavo Bolentini, diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), emitiu alertas sobre a conduta perigosa.
A situação ocorreu no fim da tarde de sábado (22), com algumas pessoas conseguindo filmar a aeronave voando bem próxima ao lago. Contudo, nenhum órgão oficial registrou a situação.
Assista o vídeo:
Em um vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira (25), o tenente-coronel explicou que uma mínima falha no planejamento do piloto ao passar por baixo de uma ponte poderia resultar em acidentes fatais.
- Vídeo mostra o momento em que avião faz voo rasante e passa debaixo de ponte; Assista
- Inquérito apura possível conduta perigosa de piloto de avião que voou por baixo de ponte
- Piloto de avião filmou voo por baixo de ponte no lago da usina do Lajeado; Assista
“Imagine se esse piloto toca a ponta da pá do avião na ponte, cai em cima dos barcos e mata 20, 30 pessoas. Ou se ele é atingido por uma rajada de vento. Estamos na época de ventos fortes no Tocantins, e um avião anfíbio pode mudar de direção e colidir com a ponte”, afirmou Gustavo Bolentini.
Além dos riscos de mortes, Gustavo destacou os possíveis danos estruturais à ponte, que afetariam toda a população.
“Se o avião colide com a ponte, ela pode ser interditada, impedindo o trânsito por 10, 20, 30 dias, tanto de Luzimangues para Palmas quanto de Palmas para Luzimangues. Todos sofreriam com a irresponsabilidade de um piloto que decidiu passar por debaixo da ponte”, completou o major.
Gustavo Bolentini enfatizou a gravidade da situação e a necessidade de maior responsabilidade por parte dos pilotos para evitar tragédias e transtornos à comunidade.
- Caminhão e carga de ar-condicionado roubados são recuperados pela PRF na TO-080
- Adolescente suspeito de atear fogo em homem que dormia na praça é apreendido
Entenda
No sábado (23), um avião de pequeno porte chamou a atenção ao realizar manobras arriscadas no lago da usina do Lajeado, próximo à ponte que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.
Banhistas registraram a aeronave voando baixo e passando por debaixo da ponte. Apesar da situação inusitada, nenhuma autoridade oficial registrou o incidente.
A Força Aérea e o Cenipa foram contatados, mas não responderam. A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins informou que não houve registro do evento e que não tem competência para tratá-lo.