>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Dez cidades das regiões sul e sudeste do Tocantins entraram em alerta vermelho neste sábado (11) após a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 12%. O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale para os horários mais quentes do dia ao longo do fim de semana.
Veja a lista de cidades do TO na zona de alerta
- Almas
- Alvorada
- Araguaçu
- Arraias
- Aurora do Tocantins
- Cariri do Tocantins
- Combinado
- Conceição do Tocantins
- Dianópolis
- Figueirópolis
Segundo o Inmet, o tempo seco pode causar danos à saúde humana e aumenta ainda mais o risco de incêndios florestais. A recomendação é de evitar se expor ao sol, beber bastante água e não consumir bebidas com efeito diurético, como o café ou bebidas alcoólicas.
Nesta condições, as atividades físicas também são contraindicadas. Para aliviar a sensação de secura, o morador pode distribuir toalhas molhadas ou baldes com água pela casa.
Além das cidades tocantinenses, o alerta vale ainda para áreas de Goiás, Bahia, Minas Gerais e para todo o Distrito Federal. O alerta vermelho é o que indica as condições mais críticas, mas há também alertas laranja e amarelo para outras regiões do Tocantins, incluindo a capital. Apenas a parte norte do estado fica fica da região com tempo seco neste fim de semana.
O Tocantins enfrenta o período de estiagem e o aumento no número de queimadas. Apenas nos 10 primeiros dias de setembro foram registrados 490 focos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o começo do ano, o estado já acumula 7.323 casos, um aumento de 8% com relação ao mesmo período do ano passado.
A Defesa Civil de Palmas já tinha alertado que os termômetros na capital podem passar dos 40ºC neste fim de semana. Durante a tarde deste sábado, houve registro de chuva em algumas quadras do plano diretor sul.
*Por G1