Despertar da “Buiúna” abriu o sábado de carnaval em Porto Nacional

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O sábado de carnaval em Porto Nacional, despertou com o “Cobra Boiúna” sendo desenterrada do subsolo da Catedral Nossa Senhora da Mercês e percorrer as ruas do centro historio e arredores da cidade. Esse ritual, que representa uma antiga crença popular, marcou o início do carnaval de rua portuense.

A animação também contou com a participação dos bonecos gigantes, ao som da banda Mestre Adelino e dos Tambores do Tocantins. A”Buiúna” que significa cobra grande, e pelos contos populares tem sua cabeça enterrada debaixo da igreja e seu corpo atravessa o rio Tocantins até o outro lado, ganha um novo enredo nas festa de momo. No novo contexto da folia, a cobra começou a despertar como som do carnaval e sair pelas ruas da cidade, por onde serpenteia até o último dia de carnaval, quando volta para o rio.

A programação de sábado segue no circuito da folia, com os shows com Marcelo e Adriano, Orquestra Porto Big Band, Maykinho Top e atração nacional Saiddy Bamba.

tambores tocantins
Tambores do Tocantins deram ritmo a festa

Rei momo e rainhas
Na sexta-feira (9), na primeira noite de folia, teve a escolha do rei momo e as rainhas do carnaval, no circuito da festa na avenida Beira Rio. O rei momo escolhido foi Janiscleiton Medeiros, 33 anos e a rainha do carnaval foi Lorrayne Martins, 22 anos. Já a rainha da terceira idade escolhida foi a carismática Maria Rodrigues dos Santos, de 62 anos. Logo após a animação ficou por conta da banda Belêlê

Rainha da 3 idade em Porto Nacional
Maria Rodrigues foi escolhida a rainha da terceira idade

Pela votação do juri, o rei momo escolhido foi Recebeu a chave da cidade, como Rei Momo, o animado, que apesar dos seus 159 quilos, mostrou que tem disposição e muito samba no pé. Como Rainha do Carnaval foi eleita a jovem Lorrayne Martins, 22 anos. Uma mulata que conquistou o júri e o público presente com seus passos e um sorriso cativante. Com a mesma empolgação, demonstrando que a idade não é empecilho para curtir um bom carnaval, a senhora Maria Rodrigues dos Santos, de 62 anos, foi eleita a Rainha da Terceira Idade. Cada um recebeu o cheque de 1 mil reais como premiação.

Fotos: Ascom/Prefeitura

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *