Do despertar da Buiúna a destaque do feminejo, confira como foi o início do PortoFolia

Compartilhe:

O sábado de carnaval começou com o “Despertar da Buiúna” em Porto Nacional . No inicio da manhã, a cobra grande se juntou aos bonecos gigantes e aos Tambores do Tocantins que ao som de ” Bagunçaram o coreto, o coreto caiu, destamparam o buraco, e a Buiúna saiu…” percorreu ruas e avenidas do centro histórico da cidade.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O ritual, que representa uma antiga crença popular, foi incorporado as festividades de momo a cerca de duas décadas e marca o inicio do carnaval de rua portuense.

A ”Buiúna” – também conhecida como cobra grande e cobra Norato, pelos contos populares tem sua cabeça enterrada debaixo da igreja e seu corpo atravessa o rio Tocantins até o outro lado. Na festividades de momo na cidade, a lenda ganha um novo enredo.

No novo contexto, baseado na música de Everton dos Andes, a cobra desperta após o coreto que ficava no centro da cidade ser derrubado para “melhorar” a vista da orla da cidade que estava sendo construída.

Na folia, Buiúna acorda com som do carnaval e sai pelas ruas da cidade, por onde serpenteia até o último dia de folia, quando volta para o rio.

Launa Prado

Já a programação noturna foi marcada por muito feminejo com a cantora e compositora Lauana Prado. A apresentação atraiu milhares de pessoas no Espaço Cultural Beira Rio para assistir ao show da cantora do sertanejo universitário.

PortoFolia
Lauana Prado vestida de mulher maravilha – Foto: Dornil Sobrinho

A cantora goiana Lauana Prado chegou no circuito da folia vestida de mulher maravilha e contagiou os foliões.

“Sabemos que o povo de Porto Nacional é um povo agitado e estamos aqui hoje para dar o nosso melhor como sempre fazemos, apesar de ser filha da terra confesso que estou ansiosa para esse show aqui ”, afirmou.

A noite também foi marcada por apresentações regionais. Os shows de
Maykinho Top e Paulinho Braga e Banda também foram prestigiados pelos público.

Rei Momo e Rainhas

O PortoFolia foi aberto oficialmente na noite de sexta-feira (2), com a coroação dos rei momo e das rainhas do carnaval. A escolha dos representantes carnavalesos se deu através de um júri técnico formado por profissionais  que avaliaram quesitos como beleza, carisma e samba no pé,

Ao final Elismar Ferreira de Menezes, de 35 anos e  Jessica Alves Quirino, de21 anos, foram coroados como Rei e Rainha do Carnaval, além da Rainha da 3ª idade, Domingas Alves da Rocha, 63 anos. Os três são responsáveis por representar a alegria e a paixão dos foliões do carnaval da cidade.

Mesmo debaixo de chuva a festa contou com a presença de um grande público em sua primeira noite. A folia foi encerrada em grande estilo ao som percussivo do Grupo Tambores do Tocantins, regido pelo músico Marcio Belo.

Tambores do TO 2
Tambores do Tocantins – Foto: Dornil Sobrinho

Programação

Domingo 03/03:

  • 18h – D’Vinil (Matinê)
  • 20h – Orquestra Porto Big Band
  • 22h – Marcelo e Adriano
  • 0h – Edcity
  • 2h – Forró de Elite

Segunda 04/03:

  • 20h – Orquestra Porto Big Band
  • 22h – Belelê
  • 0h – Forró Do Muído
  • 2h – Juarez Falcão

Terça 05/03:

  • 18h – D’Vinil (Matinê)
  • 20h – Orquestra Porto Big Band
  • 22h – Jovem Samba
  • 0h – Joan Alessandro

Confira fotos do evento:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *