Crime de estelionato cresce 75,2% no Tocantins e golpes no ambiente virtual têm sido os mais comuns

Levantamento é da Polícia Civil e considera o número de registros de 1º de janeiro até 7 de julho.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um levanto feito pela Polícia Civil aponta que crimes de estelionato cresceram 75,2% no Tocantins nos primeiros sete meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados mostram que os criminosos sempre buscam novos meios de enganar as vítimas e têm atuado principalmente no ambiente virtual. Só na primeira semana de julho foram nove vítimas de algum golpe pela internet.

Divulgado pela da Secretaria de Segurança Pública (SSP), nesta quinta-feira (8), o levantamento aponta ainda que entre 1º de janeiro até 7 de julho do ano passado, tinham sido 344 vítimas de estelionato consumado. No mesmo período deste ano o número de registros subiu para 603 novos casos. Os dados podem ser ainda maiores, considerando que muitas vítimas deixam de procurar a polícia.

Segundo a Segurança Pública, o golpe mais comum atualmente tem sido com perfis falsos nas redes sociais ou no WhatsApp. Os criminosos usam fotos de conhecidos ou parentes, utilizando um número de telefone criado apenas para o golpe. Em outros casos, os estelionatários enganam a vítima e se apropriam de um perfil verdadeiro.

A segunda parte do golpe é entrar em contato com parentes e amigos da vítima dizendo que trocou de número e não tem acesso ao aplicativo bancário. Na sequência os criminosos passam a solicitar transferências ou pagamento de boletos.

“Orientamos que as pessoas jamais passem valores solicitados por meio de mensagens, sem antes fazer uma ligação ao número conhecido da pessoa que solicitou. Independente do aplicativo utilizado, habilite sempre a “confirmação em duas etapas” e jamais forneça senhas ou códigos solicitados via SMS”, orientou o delegado chefe da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos, Roger Knewitz.

Orientações

A polícia orientou que ao identificar que um conhecido está tendo sua imagem utilizada de forma indevida em algum aplicativo deve se avisar a pessoa imediatamente. Esse tipo de caso pode ser denunciado por meio da Delegacia Virtual.

Quem tiver o WhatsApp clonado também deve entrar em contato com o suporte do aplicativo e solicitar o envio de um novo código verificador para recuperação da conta. O caso também deve pode ser denunciado à polícia.