Corpo de vaqueiro assassinado em terra indígena na Ilha do Bananal é resgatado de helicóptero

Aeronave precisou ir ao local porque a área é de difícil acesso. Trabalhador foi morto a tiros durante uma confusão. Suspeito, que também é vaqueiro, alega que foi em legítima defesa.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O corpo do vaqueiro que morreu após ser baleado durante uma confusão dentro da terra indígena do povo Javaé, na Ilha do Bananal, em Pium, foi resgatado neste domingo (27) pelo helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Tocantins. A vítima foi morta durante uma confusão e outro vaqueiro é suspeito do crime. O atirador se entregou à polícia e disse que agiu em legítima defesa.

+Vaqueiro morre após ser baleado em terra indígena na ilha do Bananal

O resgate aéreo foi necessário porque o homicídio aconteceu em uma área de difícil acesso. Um vídeo feito pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) mostra o transporte. A prancha em que o corpo foi colocado foi presa ao helicóptero por um cabo. Assista ao vídeo:

A SSP informou que uma equipe se deslocou de Palmas à Ilha do Bananal na manhã deste domingo (27) para fazer o resgate já que os veículos do Instituto Médico Legal (IML), popularmente conhecidos como ‘rabecão’, não conseguiriam chegar ao local.

Peritos da Polícia Civil também foram à Ilha. Depois do resgate o corpo da vítima foi levado IML de Palmas.

O crime foi na madrugada deste domingo (27). Momentos depois do homicídio o atirador e também vaqueiro, identificado como Lázaro Rodrigues Carvalho, se apresentou voluntariamente na 9ª Central de Paraíso do Tocantins e confessou ter feito um disparo.

A defesa dele alega que ele agiu em legítima defesa de terceiro, após Ronizel ameaçar matar o outro homem que estava envolvido na confusão com uma espingarda.

Os três trabalhavam no Retiro Barreiro, que é uma área da ilha arrendada para a criação de gado com autorização dos órgãos de fiscalização e dos indígenas. A defesa de Lázaro Rodrigues afirma que não houve motivação aparente para as ameaças de Ronizel, já que não havia nenhum desentendimento anterior entre os envolvidos.

Após ser ouvido pela polícia, Lázaro Rodrigues foi liberado. Ele vai responder ao processo em liberdade.

A Ilha do Bananal, onde o crime aconteceu, é a maior ilha fluvial do mundo e é o lar de vários povos indígenas, incluindo o povo Javaé.

Por G1