Corpo de Bombeiros abre seletivo com 360 vagas para guarda-vidas civis em 9 cidades do Tocantins

Selecionados vão fazer Curso de Formação e prestarão serviço voluntário na prevenção aos afogamentos e no salvamento aquático. Inscrições seguem até o dia 26 de maio.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Corpo de Bombeiros vai selecionar 360 guarda-vidas civis para atuar voluntariamente na prevenção aos afogamentos, nas praias do Tocantins. Homens e mulheres podem se inscrever para o Curso de Formação até as 12h do dia 26 de maio, por meio deste site.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher a Unidade Bombeiro Militar onde quer fazer as provas. Os candidatos deve ter mais de 18 anos. O objetivo é atender as nove cidades onde a corporação tem instaladas as Unidades Operacionais.

Os candidatos aprovados terão 50 horas/aula de formação na modalidade presencial, com conteúdo teóricos e práticos. As aulas teóricas serão ministradas nas dependências dos quartéis do Corpo de Bombeiros. As aulas podem acontecer no período diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O Teste Físico Seletivo deve ser realizado no dia 06 de junho e os candidatos terão que mostrar o desempenho para a atribuição. Na natação, por exemplo, os homens terão que executar a prova de 100 metros com o tempo mínimo de 02 minutos. As mulheres precisarão fazer o mesmo trajeto, com o tempo de 02 minutos e 30 segundos.

Já na corrida, são 400 metros de distância e o tempo é de 01 minuto e 40 segundos para masculino, e 02 minutos e 15 segundos para o feminino. E ainda haverá prova de flutuação.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas, serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Guarda-Vidas Civis, a ser realizado entre os dias 19 a 23 de junho, nas sedes das Unidades do Corpo de Bombeiros.

Bombeiros abrem vagas para selecionar guarda-vida civis — Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Para o Teste Físico Seletivo, os candidatos deverão estar com roupa apropriada. Os homens precisam usar sunga e touca para natação, e as mulheers, maiô e touca. Na corrida, com tênis, bermuda e camiseta.

Outra exigência é o Atestado Médico que cada candidato deverá ter no ato do teste. O documento original, ou cópia autenticada em cartório, específico para tal fim, deve ser emitido há, no máximo, 30 dias anteriores. No atestado médico, deverá constar, expressamente, que o candidato está apto para realizar o teste do processo seletivo. Deverá constar ainda, explicitamente e de forma legível, o CRM do médico emitente.

O candidato deve ainda apresentar o documento de identidade original.

Cada Unidade Operacional terá 40 guarda-vidas civis. No momento da inscrição ao teste, os candidatos podem escolher entre o 1º BBM de Palmas, 2º BBM de Araguaína, 3º BBM de Gurupi, ou ainda a Companhia de Bombeiros Militar de Paraíso do Tocantins, a 5ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto Nacional, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Colinas do Tocantins, a 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguatins, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar Dianópolis, ou a Companhia Independente de Busca e Salvamento (Palmas).