>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Para combater os mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, cerca de 90 profissionais de saúde do município de Porto Nacional começaram a montar estações disseminadoras que funcionam como uma armadilha com inseticida no combate contra o transmissor do vírus da zika, dengue, chikungunya e febre amarela.
Com acompanhamento de técnicos e pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde, os agentes de endemias da têm passado por um treinamento que fortalecerá a rede na atuação contra o mosquito Aedes aegypiti.
Estratégia
Segundo a secretaria de Saúde do município, a estratégia usada tem sido a montagem das estações disseminadoras, que consiste em usar o larvicida pyriproxyfen em criadouros aquáticos. Quando a fêmea do Aedes aegypti passa por elas fica impregnada com a substância e a leva até o criadouro disseminando a ação inseticida, explicam técnicos da FIOCRUZ.
De perto
Todo o trabalho tem sido acompanhado de perto pela secretaria de Saúde do município. Segundo o órgão, as estações disseminadoras foram utilizada inicialmente em Manacapuru, no estado do Amazonas, com muito sucesso.
Fotos: Divulgação