Coema realiza reunião para elaborar minuta do processo de licenciamento ambiental para produção de tilápia

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (04), uma reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para elaborar a minuta do processo de licenciamento ambiental para produção de tilápia no sistema de tanques-rede. . O encontro aconteceu na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)

Na reunião, o O gerente de Pesca da Secretaria da Agricultura, Thiago Tardivo, informou que desde a votação do Coema para liberação da produção de tilápia em tanques-rede no Estado, no último mês de junho, formou-se um grupo gestor para tratar do assunto. No mês passado, técnicos da Seagro, Semarh e Naturatins foram a São Paulo (SP), em visita técnica ao Instituto de Pesca, instituição experiente na criação de tilápia no Brasil, com o objetivo de celebrar um Acordo de Cooperação Técnica. “O Acordo é para apoio na elaboração do documento no intuito de liberar a atividade, como também para monitoramento e capacitação dos envolvidos no processo de informações gerais”.

Ainda de acordo com o gerente, outra reunião para dar continuidade ao processo de licenciamento ficou marcada para acontecer no próximo dia 15. E a documentação está prevista para ser finalizada até o mês de outubro.

 

Vantagens

Segundo a Seagro, a viabilidade na produção de tilápia é grande e oferecem vantagens como o falto de já existir o conhecimento em produção de alevinos; o processo de melhoramento genético; os índices são bem produtivos; há aproveitamento dos subprodutos, a exemplo da pele do peixe que é usada para diversos fins, inclusive medicinais, entre outros.  A criação de tilápia já é bem estudada no Brasil, a margem de lucro é pré-conhecida e tudo o que o produtor produz o mercado compra.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *