Circuito das Cavalhadas 2023 começa neste fim de semana em Goiás

A tradicional festividade de Goiás passará por Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis, cada uma com sua peculiaridade.

Compartilhe:

Quatro cidades abrem, neste fim de semana, o Circuito de Cavalhadas 2023. A tradicional festividade de Goiás passará por Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis, cada uma com sua peculiaridade. Os eventos têm entrada gratuita.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Santa Cruz dá início à programação com festejos neste sábado e domingo (27 e 28/05), no Centro Cultural Tio Negrinho. Documentos históricos apontam que o município realizou suas primeiras Cavalhadas em 1816 e tem mais de 200 anos de tradição em Goiás.

Em Posse, também nos dias 27 e 28, as Cavalhadas integram a Festa do Divino Espírito Santo, que completa 102 anos. Diferentemente dos outros municípios goianos, em Posse, as Cavalhadas são realizadas à noite e começam com o rapto da rainha cristã pelo rei mouro, que será combatido e vencido pelo rei cristão, simbolizando a vitória do cristianismo sobre o paganismo.

Já em Jaraguá, a festa ocorre entre os dias 27 e 29 de maio, no Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira; e em Pirenópolis, nos dias 28, 29 e 30, no Campo das Cavalhadas, na Avenida Benjamim Constant.

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 13 municípios: Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem.