Cinco toneladas de sementes irregulares de capim foram apreendidas na BR-153, próximo a Paraíso

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Nesta quarta-feira(18), um carregamento com cerca de cinco toneladas de sementes irregulares de capim foram apreendidas no posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-153, próximo à cidade de Paraíso do Tocantins.  Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a carga estava sem documentação fiscal e fitossanitária, e sem comprovação de procedência e dos padrões de germinação e pureza. O material foi destruído no aterro sanitário do município e o motorista multado em R$ 2.700 pela Agência.

Conforme informações da Adapec, o caminhão foi parado pela PRF por excesso de carga, os policiais descobriram sementes camufladas com material de construção, por isso, acionaram a Agência. A agência disse ainda, que as sementes estavam em sacos sem nenhuma identificação, o que é proibido, e ainda foi verificado a presença de terra em excesso misturada às sementes configurando fraude no peso. O motorista não comprovou a origem e o destino da carga.

A Agência informou ainda, que sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais, e alesta aos produtores atenção e adquirir sementes em estabelecimentos licenciados pela Adapec, exigir a nota fiscal e o Termo de Conformidade do produto, onde consta a origem, lote, validade entre outras informações.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *