Com temperaturas superiores a 40°C, seis cidades do Tocantins estão entre os 10 lugares mais quentes do Brasil. No topo da lista está o município de Peixe, localizado no sul do estado, que atingiu 42°C. Os dados são baseados nas últimas 24 horas de medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Além das altas temperaturas, o Tocantins está sob dois alertas de baixa umidade: um amarelo, abrangendo todo o estado, e outro laranja, que indica perigo e cobre quase toda a região, exceto o norte e Bico do Papagaio.
As 10 cidades mais quentes do país, segundo o Inmet, são:
- Peixe (TO) – 42,1°C
- Balsa (MA) – 42°C
- Lagoa da Confusão (TO) – 41,8°C
- Formoso do Araguaia (TO) – 41,7°C
- Peixe (TO) – 41,5°C (outra estação de monitoramento)
- Palmas (TO) – 41,2°C
- São Miguel do Araguaia (GO) – 41,2°C
- Boa Vista (RR) – 41,1°C
- Bom Jesus do Piauí (PI) – 41,1°C
- Gurupi (TO) – 41,1°C
Previsão do tempo
Palmas, deve registrar 40°C nesta quarta e quinta-feira, segundo o Inmet. Além do calor, uma névoa seca deve persistir durante todo o dia.
Pedro Afonso também tem previsão de temperaturas acima dos 40°C na quinta-feira. Em Araguacema, os termômetros marcam 37°C nesta quarta, mas a previsão é que as máximas alcancem 40°C no fim de semana.
- Fazendeiro é flagrado por fiscais do Ibama ateando fogo na própria terra no Tocantins
- Influencer de Palmas indiciada por ‘jogo do tigrinho’ comprou carros de luxo e mansão de R$ 4,4 mi
Mas de 100 dias sem chuvas
O Tocantins está enfrentando um longo período de estiagem e muitas queimadas. Palmas já está há 120 dias sem chuvas, segundo o Inmet. O coordenador de ações da Defesa Civil, tenente-coronel Erisvaldo Alves, alertou sobre o aumento do período de seca.
“Em setembro, geralmente temos a chuva do caju, mas este ano não aconteceu. Já são mais de 100 dias sem chuva. Cada ano o período de chuvas está mais curto e o de estiagem mais longo, e este ano não foi diferente”, afirmou.