Uma cidade no sudoeste de Goiás registrou uma temperatura de 2ºC na manhã deste domingo (11). Jataí superou o recorde anterior de Mineiros, tornando-se o município com a menor temperatura do ano, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Até o sábado (10), Mineiros, também localizada no sudoeste, mantinha o recorde de frio do ano. No entanto, neste domingo, além de Jataí, o ranking das menores temperaturas foi completado por Morrinhos, na região sul, com 3,9ºC, e Catalão, na região sudeste, com 6,9ºC.
Confira as mínimas registradas em Goiás neste domingo (11):
- Jataí: 2,0ºC
- Morrinhos: 3,9ºC
- Catalão: 6,9ºC
- Mineiros: 7,1ºC
- Pires do Rio: 7,7ºC
- Edéia: 8,3ºC
- Paraúna: 8,6ºC
- Caiapônia: 9,0ºC
- Goiânia: 9,7ºC
- Cristalina: 9,7ºC
- Cidade de Goiás: 15,2ºC
Ao ser questionado sobre a possibilidade de geadas, o gerente do Cimehgo, André Amorim, mencionou que, embora precisem ser confirmadas por fotos dos moradores, é “provável” que tenham ocorrido em cidades da região sudoeste do estado.
Origem Polar
Apesar do frio, o Cimehgo informou que as temperaturas devem começar a subir a partir desta segunda-feira (12). A queda nos termômetros foi causada pelo avanço de uma massa de ar frio de origem polar, que afetou especialmente o centro-sul de Goiás.
“Após a passagem de uma frente fria, que se desloca para São Paulo e segue em direção ao oceano, uma massa de ar polar atinge o estado de Goiás. Portanto, para a região centro-sul do estado, a expectativa é de temperaturas mais baixas,” explicou.