Após mais de 100 dias de estiagem, algumas cidades do Tocantins pode sentir o gosto da tão aguardada primeira chuva, ‘amenizando um pouco o calor, mas acompanhada de alguns estrados. A forte chuva, acompanhadas de ventos intensos, causou danos em várias áreas.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em Dois Irmãos, na região centro-norte do estado, moradores compartilharam nas redes sociais o temporal que trouxe granizo. Assista o vídeo:
Em Tabocão, no posto de combustíveis que leva o mesmo nome da cidade, uma estrutura foi destruída, danificando caminhões e um carro estacionados. As rajadas de vento acompanhadas de chuva de granizo, destelharam várias casas, deixando os moradores em alerta.
Assista o vídeo:
Segundo testemunhas, o carro atingido, um Uno Way, estava com o motorista dentro quando foi atingido pela cobertura. Mas apesar do susto e dos prejuízos materiais, não houve relatos de feridos.
Equipes de emergência foram mobilizadas para auxiliar os afetados e avaliar os danos.
Calor deve continuar
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), embora o calor continue, há previsão de mais pancadas de chuva e muitas nuvens em Dois Irmãos até quarta-feira (25). As temperaturas devem variar entre 24°C e 37°C.
Outros municípios no leste e norte do Tocantins também podem ter chuva nesta terça-feira. Um alerta foi emitido para temporais entre Colinas do Tocantins e Guaraí. A previsão do Inmet para Colinas é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, enquanto Guaraí deve ter nuvens à noite, com umidade podendo atingir 80%.
As temperaturas devem cair levemente com o início do período chuvoso, mas ainda ficarão acima da média histórica.
Alerta de baixa umidade
Dois alertas de baixa umidade seguem ativos em praticamente todo o estado, com um alerta amarelo e outro laranja devido ao calor intenso, exceto na região do Bico do Papagaio. A umidade relativa do ar varia entre 12% e 20%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde como ressecamento da pele e desconforto nos olhos e vias respiratórias.
O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes, e manter a pele hidratada e o ambiente umidificado.