A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (8), que chegou a seis o número de casos confirmados da doença de Chagas em Araguaína, no norte do Tocantins. A região cidade vive um surto da doença desde quarta-feira (6), desde que um grupo de pessoas ingeriu suco de bacaba supostamente contaminado.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Outros 29 casos estão sobre suspeita de contaminação da doença. Os pacientes estão internados no Hospital de Doenças Tropicais. O tratamento deve durar 60 dias.
A secretaria informou ainda que entre 2007 a 2018 registrou 47 casos da doença em todo o estado, sendo que 39 foram por transmissão oral.
O suco foi feito com bacaba colhida no assentamento Barra Bonita, na zona rural de Carmolândia.
A Prefeitura de Araguaína disse que equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão visitando a região para fazer exames em outras pessoas que podem ter consumido o suco e alertando a população.
Sintomas
A Doença de Chagas é uma infecção que apresenta uma fase aguda sintomática ou não e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. Os sintomas são: febre prolongada, dor de cabeça, fraqueza intensa e inchaço no rosto e pernas.