Criado em janeiro 2001, o Parque Estadual do Jalapão, destino conhecido, principalmente, pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura, chega a sua “maior idade” neste sábado (12). Localizado no estado do Tocantins, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A cada ano, cresce o número de brasileiros e estrangeiros que se aventuram rumo ao Norte do Brasil em busca desse, que já é um dos principais destinos do ecoturismo do país.
Conforme o balanço divulgado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Parque registrou mais de 32mil visitantes em 2018, ultrapassando a soma de 12 mil pessoas a mais que em 2017.
O aumento expressivo do número de visitantes se deve principalmente às produções realizadas neste paraíso de belezas naturais ocorridas nos últimos anos. São Novelas, documentários, reality shows, programas de TV, longa metragens, entre outras peças publicitárias que levam os cenários do Jalapão para dentro e fora do País.
A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis.
Os atrativos garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou de estiagem, de acordo com o perfil e interesse do turista. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.
Entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local; a serra da Catedral e a Serra do Espirito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.
No ecossistema são abrigadas diferentes espécies silvestres, podendo ser encontrados veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, gambás, onças, jacarés, raposas, macacos; também existem cobras cascavéis, sucuris e jiboias; e aves como seriemas, papagaios, emas, araras-azuis, urubus e tucanos.
O Parque
O Parque Estadual do Jalapão pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins. Seus mais de 158 mil hectares de área se estendem pelo município de Mateiros, fazendo divisas com os municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Felix do Tocantins e Novo Acordo.
O parque conta com uma brigada de combate a incêndios florestais, inspetores, guarda-parque e servidores administrativos. A estrutura tem duas bases, o centro projetado para abrigar pesquisadores e técnicos e a sede administrativa com o Centro de Capacitação e Educação Ambiental. r
Com participantes selecionados pelo Programa Voluntariado, algumas atividades são realizadas na rotina do Parque, havendo a oferta na capacitação do curso para condutores de visitantes. Projeto como de proteção do Pato Mergulhão, espécie ameaçada de extinção é uma das experiências já desenvolvidas na unidade.
Proteção
Para proteção das riquezas naturais que atraem estudantes, pesquisadores, turistas e equipes de produção de imagens, no ano passado entrou em vigor o limite de horário de entrada no portal de acesso às dunas. A permissão de entrada que passou a ter início às 14horas se encerra as 17h30, para assegurar o retorno de todos à base até as 18h30, fim do prazo de permanência no local.
Visitas e voluntariado
Os interessados no agendamento de visitas podem entrar em contato por meio do telefone (63) 3534-1072 ou via email no endereço pejalapao@naturatins.to.gov.br.
Já os interessados na seleção para trabalhos voluntários podem obter orientação no e-mail usopublico@naturatins.to.gov.br, ou pelo telefone (63) 3218-2678.
Mais fotos