Catedral de Porto Nacional é interditada para obras de restauração no teto

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Catedral Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional foi interditada para obras de restauração da cobertura do altar e do forro. Os trabalhos de restauração tiveram inicio nesta terça-feira (16) e o prazo de conclusão é de até 140 dias.

Conforme Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A catedral, construída em 1894, preservará seu aspecto arquitetônico. Segundo a chefe de Divisão Técnica da Superintendência do Iphan Tocantins, Cejane Pacini, a recuperação do forro de madeira será feito com técnica de restauro. As peças serão limpas, numeradas e analisado o estado de conservação para substituições ou enxertos necessários.

Foram viabilizados R$ 100 mil para execução das obras. O recurso é proveniente do Plano de Ação do Iphan.

O pároco Jucimar Sousa Ribeiro, informou que em função da reforma, a igreja ficará fechada ao público. Nesse período, as missas serão realizadas no salão paroquial, ao lado do igreja, nos horários de costume. As celebrações durante a semana estarão diluídas em igrejas das comunidades que formam a Paróquia, sempre às 19h.

“O processo de restauração será realizado de dentro do prédio, sendo necessário a retirada do altar e demais objetos. Os problemas estão na madeira e no telhado. Uma parede também apresentou rachadura”, explicou o padre.

Restaura%C3%A7%C3%A3o do teto da catedral de Porto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *