Caso Lázaro: Caseiro relata que o foragido “comeu e dormiu na fazenda”

Alain Reis disse aos policiais que Barbosa Sousa chegou a passar cinco noites na chácara com autorização do proprietário. Buscas entram no 17º dia.

Compartilhe:

Na madrugada desta sexta-feira (25), o caseiro Alain Reis de Santana, de 32 anos, preso em flagrante por porte de arma e pelo favorecimento da fuga de Lázaro Barbosa Sousa, 32, alegou que o patrão e dono da fazenda, Elmi Caetano, 75, acobertou o fugitivo na sede da chácara.

Alain contou aos policiais que o patrão o pediu para que ele impedisse a entrada de policiais na fazenda, na quarta-feira passada (18). Disse, ainda, que notou que Elmi aumentou a quantidade de comida preparada para o almoço e que ele chamava Lázaro para comer.

Questionado sobre a presença de Lázaro Barbosa no local, o caseiro relatou que o suspeito estava pernoitando há mais de cinco dias e chegou a vê-lo por diversas vezes, inclusive portando uma espingarda e um celular. Comentou que Lázaro estaria almoçando e jantando diariamente na sede da fazenda, com o consentimento de Elmi.

Rastros

Na segunda-feira (21), Alain contou que chegou para trabalhar pela manhã e percebeu que faltava pão e leite sobre a mesa da cozinha e havia dois copos sujos. Dois dias depois, na quarta-feira (23), o funcionário relatou que foi ameaçado por Lázaro, caso ele delatasse o paradeiro.

Tanto o fazendeiro quanto o caseiro foram presos nesta quinta-feira (24). Elmi foi detido por policiais penais da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe) enquanto estava no carro, um Fiat Strada branco. O idoso tentou fugir da abordagem, mas foi alcançado a poucos minutos.

Foto: Reprodução

Alain afirmou ter visto Lázaro ontem se escondendo dentro de um depósito da fazenda. Durante a tarde e começo de noite, mais de 40 viaturas invadiram a área e montaram um ponto de bloqueio na estrada, em Girassol (GO), impedindo a entrada de moradores. Para fugir, Lázaro teria corrido para o bambuzal, na direção de um córrego.

Na fazenda de Elmi, foram encontradas duas espingardas e 49 munições. Os armamentos passam por perícia. Até então, ambos eram representados pelos mesmo advogados, mas, com o conflito de teses, um outro advogado agora defende Alain.

A defesa do fazendeiro nega que ele conheça Lázaro ou que tenha qualquer relação com ele. Além disso, sustenta que a arma era de chumbinho e foi transformada em arma de calibre 22, artesanal.

Os dois aguardam a audiência de custódia, prevista para esta tarde, para saber se continuarão presos no Presídio Municipal de Águas Lindas.

Buscas entram no 17º dia

A força-tarefa que procura por Lázaro Barbosa entra no 17º dia consecutivo de trabalho nesta sexta-feira (25) após duas pessoas serem detidas suspeitas de ajudar o criminoso a fugir. A região onde as prisões aconteceram tem cerco montado por policiais há mais de 17 horas. Policiais fazem buscas com apoio de cães e helicópteros.

A identidade dos detidos não foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), mas segundo informações de integrantes da operação são um fazendeiro e um caseiro. Imagens mostram quando um deles é levado para a Delegacia de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF,

Lázaro é suspeito de uma chacina em Ceilândia (DF) e pelo menos outros sete crimes, segundo a SSP-GO. A operação que procura pelo criminoso tem mais de 270 policiais.

Cronologia da fuga
  • 9 de junho: Lázaro invadiu uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde matou a tiros e a facadas um casal e dois filhos. Roubou a chácara após o assassinato da família. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele;
Foto: Divulgação
  • 11 de junho: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás logo em seguida.
  • 12 de junho: Ele atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados a hospitais da região, sendo que dois estavam em estado grave até sábado (19).
  • 13 de junho: Furtou um carro e o abandonou na BR-070 após avistar uma barreira policial, dando sequência à fuga para uma mata.
  • 14 de junho: Caseiro de Cocalzinho de Goiás disse à polícia que atirou em Lázaro Barbosa após ele falar que ia entrar na casa. Chacareiro relatou que ele fugiu depois de ser atingido. Lázaro foi filmado no curral de uma fazenda entre os distritos de Edilândia e Girassol. A polícia acredita que ele passou a noite no local. O caseiro diz que o homem pediu comida e em seguida fugiu para a mata;
  • 15 de junho: Dois policiais militares de Goiás foram baleados durante buscas do suspeito. Delegado diz que Lázaro fez casal e adolescente reféns em Edilândia. Uma parente da família relatou os momentos de pânico;
  • 16 de junho: Lázaro Barbosa foi visto por um morador em uma área rural;
  • 17 de junho: a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez. Houve nova troca de tiros e secretário de segurança pública acredita que ele esteja ferido;
  • 18 de junho: durante buscas o secretário de segurança pública disse que acredita ter visto Lázaro. Segundo PRF, ele foi visto em um chiqueiro durante a tarde, mas fugiu novamente para vegetação;
  • 19 de junho: a houve uma grande movimentação de policiais na região de Águas Lindas, depois que um morador afirmou ter visto Lázaro em uma gruta da região. No mesmo dia, a cadela que atuou nas buscas pelas vítimas da tragédia de Brumadinho chegou a Cocalzinho de Goiás;
  • 20 de junho: as buscas por ele foram intensificadas por policiais civis, militares e federais. Foram usadas três aeronaves e cinco cães farejadores na caçada.
  • 21 de junho: Pela manhã uma moradora denunciou que viu um homem, parecido com o fugitivo, passar por uma propriedade rural. Policiais e bombeiros com cães farejadores acompanharam a mulher para fazer uma verificação na área. Militares de vários batalhões vasculharam casas rurais em busca de pistas e rastros que Lázaro possa ter deixado;
  • 22 de junho: policiais retomam buscas por Lázaro e recebem rádios comunicados do Exército Brasileiro com alcance de 30km. Pela manhã, equipes periciaram um carro que foi encontrado queimado e, à tarde, um lençol e um serrote, que foram encontrados em um local onde o criminoso pode ter se abrigado, em Águas Lindas de Goiás. À noite, um novo cerco foi montado após troca de tiros entre fazendeiro e suposto invasor;
  • 23 de junho: a SSP disponibilizou um aplicativo para que moradores em uma área de 100 km de distância da região de busca possam fazer denúncias ou pedidos de ajuda. Equipes fizeram buscas em áreas de chácara, mas não conseguiram localizar pistas do fugitivo;
  • 24 de junho: a força-tarefa saiu durante a tarde para fazer buscas em uma região de chácaras de girassol. O secretário de segurança, Rodney Miranda, saiu em uma viatura descaracterizada. Helicópteros também sobrevoaram a região.

*Com informações do G1 e Correio Braziliense