Caminhoneiro suspeito de forjar roubo para ficar com carga de fertilizantes avaliada em R$ 200 mil é preso no Tocantins

Caso foi em Dianópolis. Polícia teve acesso a indícios que sinalizavam que o depoimento poderia ser falso e após ser confrontado homem confessou crime e ainda tentou subornar policiais.

Compartilhe:

Um caminhoneiro foi preso, nesta quinta-feira (20), suspeito de forjar um roubo para ficar com uma carga de fertilizantes avaliada em cerca de R$ 200 mil. A Polícia Civil analisou imagens de câmeras de segurança e identificou várias contradições no depoimento. Após ser confrontado, o homem, que já tem passagens pela polícia, admitiu que tudo não passava de mentira. Agora, a polícia procura pela carga, ainda não encontrada.

As investigações começaram quando o motorista foi até a Delegacia de Polícia Civil de Dianópolis denunciar um roubo. Ele afirmou que na terça-feira (18) trafegava no veículo carregando 37 toneladas de fertilizantes, quando foi surpreendido por criminosos, perto do município de Novo Jardim.

O motorista relatou que um carro atravessou na frente do caminhão e três homens armados o renderam e o ameaçaram com uma arma de fogo. Em seguida, assumiram a direção do veículo, trafegaram rumo a Dianópolis e fizeram o transbordo da carga para outro caminhão. O veículo da vítima teria sido abandonado, mas já sem a carga.

Para a polícia, o caminhoneiro relatou que caminhou por mais de uma hora e encontrou o caminhão estacionado às margens da rodovia.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Ocorre que o motorista, em seu relato, disse ter sido amarrado e agredido fisicamente, porém não havia indício algum de que ele tivesse sido agredido, pois não apresentava sinais de lesão”, ressaltou o delegado Luiz Eduardo Amaral, responsável pelas investigações.

Durante o depoimento, a Polícia Civil observou uma série de contradições. Além disso, descobriu que o mesmo motorista registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Tanhaçu (BA), e contou a mesma história, inclusive dizendo que os criminosos tinham roubado aparelho celular, carteira, rádio comunicador, dentre outros, quando trafegava com uma carreta bitrem, carregada de bebidas.

Os policiais civis e o perito oficial fizeram uma vistoria no caminhão e localizaram os itens supostamente roubados, em um fundo falso localizado em uma seta do caminhão.

Os policiais notaram ainda que o motorista tentou blindar o sistema de rastreamento do veículo, isolando o rastreador com papel alumínio.

A perícia descobriu ainda que o caminhão não tinha sido levado por criminosos e nem desviado para uma estrada de terra. Isso porque a polícia conseguiu obter imagens de câmeras de monitoramento do exato instante em que o motorista estaciona o veículo às margens da rodovia.

Após ser confrontado, o caminhoneiro acabou admitindo aos policiais que havia forjado o roubo a fim de se apropriar da carga de fertilizantes, para, em seguida, acionar o seguro.

Ao ver que seria preso, o caminhoneiro teria tentado subornar os policiais, oferecendo transferência de dinheiro por meio do Pix. Ele foi detido em flagrante pelo crime de corrupção ativa, falsa comunicação de crime e apropriação indébita.

O homem, que também tem passagens pela Polícia de Minas Gerais, por furto e apropriação indébita, foi levado para a Unidade Penal de Dianópolis.

*Por G1