Caminhões com 178 mil litros de combustível são apreendidos por suspeita de sonegação fiscal no Tocantins

Veículos foram flagrados durante abordagens em Araguaína e Guaraí. PRF suspeita é de que empresários emitiram notas para estados com carga tributária menor, mas estavam levando produto para outros locais.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Três caminhões-tanque que estavam transportando 178 mil litros e etanol foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal no Tocantins. As ocorrências foram registradas nesta quinta-feira (22), nas rodovias federais em Guaraí e Araguaína, . Segundo a corporação, em ambos os casos, os carregamentos estariam sendo levados para destinos diferentes do previsto na nota fiscal. A suspeita é de que houve uma tentativa de sonegação de impostos.

Ainda de acordo com a PRF, os três caminhões abordados continham dois semirreboques do tipo tanque. Em um dos casos, o veículo foi carregado com combustível em Nova Mutum (MT) e deveria levar o etanol para Jardinópolis (SP). Só que a abordagem aconteceu em Araguaína (TO), na direção contrária ao destino previsto.

Os outros dois caminhões apreendidos em Guaraí teriam carregado etanol em Mato Grosso e deveriam levar o combustível para Alagoas, mas estavam em um trajeto divergente da rota mais curta e normalmente utilizada.

A PRF informou que essa prática tem se tornado comum. As empresas supostamente emitem nota fiscal para estados com menor carga tributária, sonegando impostos para o estado que é o real destinatário do combustível.

Nos três casos os motoristas alegaram desconhecer as irregularidades e disseram que as mudanças de trajeto teriam sido orientadas pelos padrões.

A Secretaria da Fazenda do Tocantins foi chamada e deverá multar as empresas responsáveis. Os flagrantes também poderão dar origem para ações criminais pela prática de crime tributário.