Na manhã de segunda-feira (6), cerca de 2.500 trabalhadores foram surpreendidos ao encontrar saldos excedentes em suas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a CAIXA, o incidente foi causado por uma falha no Sistema de Arrecadação de Guias (SISAG) da instituição bancária, que resultou em depósitos acima dos valores previstos.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O total do montante depositado indevidamente ainda não foi divulgado pela instituição.
A Caixa enviou um alerta aos gerentes bancários informando sobre as medidas em andamento:
“Ressaltamos que encontram-se em curso ações voltadas para identificação dos casos em que houve pagamento, para que seja efetuada a devida recuperação dos valores.”
Orientações e medidas
Alguns beneficiários chegaram a sacar os valores indevidos, mas estão sendo orientados pelas agências bancárias sobre como realizar a devolução. Para evitar novas irregularidades, a Caixa bloqueou temporariamente os pagamentos realizados em contas da própria instituição. Os trabalhadores que receberam os valores em contas de outros bancos também estão sendo notificados pelas respectivas instituições financeiras para procederem com a devolução.
- Justiça do Reino Unido condena carcereira brasileira a 15 meses por fazer sexo com detento em prisão
- Netos e filhos enterram avó com as mãos após não encontrarem coveiro em cemitério; Vídeo
Em nota oficial, a Caixa informou que o problema foi causado por uma “inconsistência momentânea na disponibilização dos saques do FGTS” e garantiu que a situação foi corrigida ainda na manhã do ocorrido.
Prejuízos evitados
A instituição assegurou que nenhum trabalhador sofreu prejuízo financeiro e destacou que segue monitorando a situação para garantir a recuperação dos valores indevidamente depositados.