Cães aparecem mortos no sul do Tocantins e veterinário diz que animais estão sendo envenenados

Vários cachorros foram encontrados mortos em ruas e praças públicas deixando os moradores de Alvorada assustados. Médico veterinário disse que atendeu pelo menos oito cães, desde a semana passada.

Moradores de Alvorada, no sul do estado, estão assustados após vários cães serem encontrados mortos nos últimos dias. Os animais foram localizados sem vida nas ruas, praças públicas e nos quintais das casas. O médico veterinário Antônio Sabino, que atende no único consultório da cidade, afirmou que a causa é envenenamento. Moradores citam desespero ao encontrar animais de estimação agonizando. As informações são do G1.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo o veterinários, desde a semana passada ele já atendeu cerca de oito animais, dos quais três morreram. “É certeza que se trata de envenenamento, mas não tenho condições de saber o princípio ativo. Os sintomas nos animais é o mesmo, convulsão, dilatação dos olhos, taquicardia, vômito, e diarreia em alguns casos”, explica.

Além dos oito atendidos no consultório, outros cães foram encontrados mortos pela cidade. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram cães agonizando. Uma moradora, que não se identificou, disse que corre contra o tempo para salvar a vida da cadelinha de estimação, uma Husk Siberiano, de um ano e cinco meses. Ela se alimenta apenas com ração e não sai de casa, segundo a tutora.

“Há uma semana e meia apresentou sintomas de fraqueza, trêmula, dificuldades para andar, febre e falta de apetite. Levei ao veterinário, ele a examinou e pediu hemograma, que constatou intoxicação. Mediquei ela com orientação do veterinário, mas o quadro não mudou muito. Ela não se alimenta e está perdendo peso, decidi levá-la para uma clínica em Figueirópolis”.

A moradora também afirmou que nos grupos de aplicativo, várias pessoas dizem que estão com cães doentes em casa. “É muita gente mesmo, assustador”.

Cartazes divulgados em grupos das redes sociais informam que todos os dias cachorros estão aparecendo mortos pelos bairros. A suspeita dos moradores é que comida envenenada esteja sendo jogada para os animais. Alguns buscam imagens nas câmeras de segurança para verificar alguma movimentação estranha nos bairros.

A Polícia Civil afirmou que não houve nenhum registro de boletim de ocorrência sobre as mortes de animais na Delegacia de Polícia de Alvorada, mas disse que “com o recebimento desta notícia de crime, iniciará os procedimentos cabíveis para apuração”.