>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A concessionária de água do estado, BRK Ambiental, foi mais novamente autuada por derramamento de esgoto no lago do rio Tocantins, em Porto Nacional. O vazamento foi encontrado próximo ao local conhecido como Posto de Visita e, desta vez a empresa foi multada em R$ 1,5 milhão pela Polícia Ambiental.
Conforme a polícia, após denúncia anônima, foi constatado na quinta-feira (1º), que esgoto sem tratamento estava sendo lançado no meio ambiente, após o sistema de captação transbordar, e acabava chegando ao lago. A empresa foi autuada e notificada a comparecer ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Porém, conforme a PM, uma equipe da BRK estava no local e conseguiu conter o vazamento.
E empresa informou que tomou conhecimento da notificação pelo órgão ambiental e prepara a resposta detalhando a situação. A BRK alega que casos como nesta ocorrência, são ocasionados pelo acúmulo de lixo destinado incorretamente para a rede de esgoto.
O problema também é agravado pela destinação irregular de água de chuva para as redes coletoras de esgoto que não são dimensionadas para este fim, segundo a empresa.
O vazamento aconteceu próximo ao local conhecido como Posto de Visita
Caso anterior
Após vazamento do esgoto da Estação Elevatória 003, próxima ao antigo kartódromo da cidade, em janeiro e a possível contaminação, a ilha de Porto Real e seus arredores foram interditados pela prefeitura municipal por tempo indeterminado e a empresa notificada e multada em R$ 150 mil. Poucos dias depois, a praia foi liberada, baseado em cinco estudos feitos pela empresa responsável pelo vazamento.
Fotos: Divulgação/PM Ambiental