Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil para apurar o boato de que a barragem da Usina do Lajeado. A falsa notícia circulou na noite deste domingo (23). provocou uma confusão fez os moradores de Tocantínia fugirem para a zona rural da cidade em busca de terrenos mais elevados.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com o delegado Pedro Henrique, a a Polícia Militar foi ao local para averiguar a usina e os agentes de polícia estão recolhendo testemunhos e indícios dessa fake news que ocorreu no domingo.
“Pode ser que tenha relação com outros crimes, que isso será apurado também, e abriremos inquérito policial em Tocantínia e possivelmente em Lajeado também”, afirma o delegado.
O boato começou a circular por volta de 23h. Os moradores ficaram em pânico e evacuaram a cidade, que tem mais de 7 mil habitantes.
Thayohhana Costa, de 24 anos, conta que os moradores ficaram desesperados. “Só deu tempo de pegar as crianças, peguei meu filho, chamei alguns vizinhos e fui avisar minha mãe. Foi um tumulto na estrada: crianças pedindo ajuda, gente correndo de a pé, de bicicleta de moto”, lembra.
A Investco informou que a barragem está em perfeito funcionamento e a empresa trabalha junto com a Defesa Civil, informando todos os dias a situação da usina.
Sistema de alerta
O Ministério Público do Tocantins informou que estuda a possibilidade de exigir da Investco, companhia responsável pela operacionalização da Usina do Lajeado, a instalação de um sistema de alerta com sirenes, bem como a estruturação de um plano de evacuação eficaz para o caso de rompimento ou outra falha estrutural na barragem da Usina.
Conforme o MP, a medida está em cumprimento às regras nacionais e internacionais de segurança em barragens. Ainda segundo o órgão, no dia 29 de janeiro deste ano, a Promotor de Justiça de Tocantínia, João Edson Souza, instaurou Inquérito Civil Público (ICP) para verificar se a empresa cumpria as medidas de segurança exigidas.
Notificada, a Investco apresentou como resposta o Plano de Ação de Emergência (PAE), que abrange os municípios de Lajeado e Tocantínia.