Um bebê de quase dois anos, identificado como Samuel Gomes, morreu na noite de domingo (23) após se engasgar com o caroço de uma pitomba, fruta típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O incidente ocorreu na cidade de Araguanã, localizada a 348 km de São Luís, no Maranhão.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, Samuel começou a passar mal por volta das 19h e foi levado imediatamente para o hospital da cidade. No local, uma enfermeira e um técnico de enfermagem realizaram os primeiros socorros, mas a criança continuava com dificuldades para respirar. Devido à gravidade do quadro, Samuel foi transferido para um hospital em Zé Doca, cidade situada a aproximadamente 34 km de Araguanã. Infelizmente, minutos após chegar à unidade, ele não resistiu e faleceu.
A avó da criança relatou que Samuel havia expelido um caroço de pitomba em casa, mas havia a suspeita de que um segundo caroço ainda pudesse estar obstruindo suas vias respiratórias. No hospital, exames de raio-X confirmaram que não havia nenhum caroço bloqueando a passagem de ar. No entanto, os médicos identificaram que o menino tinha adenoide e amídalas aumentadas, o que pode ter agravado a situação após o engasgo e os procedimentos realizados.
- Adolescente de 13 anos é encontrada morta com as mãos amarradas e marcas de violência no Pará
- Homem é preso suspeita de maltratar e abusar sexualmente de animais no Maranhão
O que fazer em caso de engasgo em crianças?
Em situações de engasgo, a primeira orientação é acionar o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) pelo número 192 ou a Polícia Militar pelo 190. Enquanto aguarda ajuda, os pais ou responsáveis podem tentar desengasgar a criança seguindo algumas técnicas recomendadas por pediatras.
- Posição inicial: Coloque a criança em pé e observe se ela consegue desengasgar tossindo. É importante não chacoalhar ou jogar a criança para cima.
- Manobra de Heimlich para bebês:
- Sente o bebê de cavalinho sobre seu braço, apoiando o dorso. Segure o ombro e, com o dedo no queixo, mantenha a cabeça um pouco mais baixa que a coluna.
- Com o dorso da mão, dê cinco pancadas firmes no meio das costas, entre as escápulas, para tentar desobstruir as vias aéreas.
- Coloque a criança em pé e verifique se o engasgo foi resolvido.
- Pressões no tórax:
- Se o engasgo persistir, deite o bebê de costas sobre seu braço.
- Com os dedos médio e anelar, faça cinco pressões na região um centímetro abaixo da linha dos mamilos.
- Repita o procedimento, se necessário.
- Respiração boca a boca:
- Se o tórax da criança não estiver se expandindo, pode ser necessário fazer respiração boca a boca.
- Deite o bebê em uma superfície firme, levante levemente a cabeça com a palma da mão e abaixe o queixo.
- Faça duas assopradas suaves na boca da criança.