Bebê morre após se engasgar com caroço de pitomba no Maranhão

Caso aconteceu em Araguanã e bebê chegou a ser transferido para um hospital, mas morreu minutos após dar entrada na unidade.

Um bebê de quase dois anos, identificado como Samuel Gomes, morreu na noite de domingo (23) após se engasgar com o caroço de uma pitomba, fruta típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O incidente ocorreu na cidade de Araguanã, localizada a 348 km de São Luís, no Maranhão.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, Samuel começou a passar mal por volta das 19h e foi levado imediatamente para o hospital da cidade. No local, uma enfermeira e um técnico de enfermagem realizaram os primeiros socorros, mas a criança continuava com dificuldades para respirar. Devido à gravidade do quadro, Samuel foi transferido para um hospital em Zé Doca, cidade situada a aproximadamente 34 km de Araguanã. Infelizmente, minutos após chegar à unidade, ele não resistiu e faleceu.

A avó da criança relatou que Samuel havia expelido um caroço de pitomba em casa, mas havia a suspeita de que um segundo caroço ainda pudesse estar obstruindo suas vias respiratórias. No hospital, exames de raio-X confirmaram que não havia nenhum caroço bloqueando a passagem de ar. No entanto, os médicos identificaram que o menino tinha adenoide e amídalas aumentadas, o que pode ter agravado a situação após o engasgo e os procedimentos realizados.

O que fazer em caso de engasgo em crianças?

Em situações de engasgo, a primeira orientação é acionar o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) pelo número 192 ou a Polícia Militar pelo 190. Enquanto aguarda ajuda, os pais ou responsáveis podem tentar desengasgar a criança seguindo algumas técnicas recomendadas por pediatras.

  1. Posição inicial: Coloque a criança em pé e observe se ela consegue desengasgar tossindo. É importante não chacoalhar ou jogar a criança para cima.
  2. Manobra de Heimlich para bebês:
    • Sente o bebê de cavalinho sobre seu braço, apoiando o dorso. Segure o ombro e, com o dedo no queixo, mantenha a cabeça um pouco mais baixa que a coluna.
    • Com o dorso da mão, dê cinco pancadas firmes no meio das costas, entre as escápulas, para tentar desobstruir as vias aéreas.
    • Coloque a criança em pé e verifique se o engasgo foi resolvido.
  3. Pressões no tórax:
    • Se o engasgo persistir, deite o bebê de costas sobre seu braço.
    • Com os dedos médio e anelar, faça cinco pressões na região um centímetro abaixo da linha dos mamilos.
    • Repita o procedimento, se necessário.
  4. Respiração boca a boca:
    • Se o tórax da criança não estiver se expandindo, pode ser necessário fazer respiração boca a boca.
    • Deite o bebê em uma superfície firme, levante levemente a cabeça com a palma da mão e abaixe o queixo.
    • Faça duas assopradas suaves na boca da criança.