Banca de ambulante é fechada durante fiscalização e moradores ficam revoltados

Caso aconteceu em Araguaína. Fiscalização era realizada com agentes do município com apoio da PM para fechar comerciantes que estivessem descumprindo restrição por causa do coronavírus.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para a população evitar aglomeração e ficar em casa, por causa da pandemia do coronavírus, não tem sido muito respeitada por moradores de  fiscalização realizada em Araguaína, norte do Tocantins. Nesta sábado (4), um confusão aconteceu após policiais militares determinaram que uma vendedora de verduras desmontasse uma banca montada em um estacionamento e deixasse o local.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que uma aglomeração de pessoas se formou enquanto a vendedora guardava as mercadorias na carroceria de um veículo. Nas imagens é possível ouvir várias pessoas questionando porque diversos estabelecimentos estavam abertos e a polícia tentava fechar a banca de uma vendedora ambulante. (Veja o vídeo)

A polêmica ocorre após a Justiça suspender o decreto do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), que revogou trechos do decreto municipal flexibilizando o funcionamento comércio e de parte dos serviços na cidade.

O município afirmou que vai recorrer da decisão e muitos comerciantes decidiram abrir normalmente nesta sexta-feira (3) e sábado (4).

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que a ação mostrada no vídeo foi feita em apoio ao Departamento Municipal de Posturas e Edificações da Prefeitura de Araguaína, para dar cumprimento às ordens judiciais e aos decretos municipais a respeito do combate a Covid-19.

“Em momento algum houve excesso por parte da equipe policial militar. O que houve foram orientações dirigidas aos profissionais liberais e comerciantes para respeitarem as decisões e os decretos no sentido de fechar seus respectivos estabelecimentos e aguardar até que o poder público tome todas as precauções no sentido de melhorar a sensação de segurança e bem estar social”, diz trecho da nota.

Coronavírus

No último boletim epidemiológico, a Secretaria de Saúde informou que Araguaína tem três casos confirmados da Covid-19. As medidas de isolamento social são indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a melhor forma de conter a disseminação do vírus.