Balsa começa operar em Porto Nacional após governo anunciar gratuidade para veículos pequenos

Compartilhe:

Após o governo ceder aos protestos da população de Porto Nacional e anunciar, em caráter de emergencial, a gratuidade da travessia sobre o rio Tocantins para veículos pequenos, a balsa começou a operar na manhã dessa sexta-feira (1º) na cidade.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Apenas uma balsa está operando até o momento. A outra ainda não foi liberada porque está com o certificado de segurança de navegação vencido. A empresa disse está providenciando a documentação e que ela deve começar funcionar em breve.

No primeiro dia de funcionamento há registro de grande fila nos pontos da balsa. Motoristas reclamam que chegar esperar mais de duas horas para conseguir fazer a travessia pela balsa.

A gratuidade é por tempo indeterminado e vale para a travessia de veículos de passeio e camionetes, e ainda, motos, pedestres e ciclistas. O governo não soube precisar até quando vai durar a medida, apenas informou que “estará em constante contato com a empresa e moradores”.

Protestos

A medida aconteceu após protestos da população que se nega a pagar pela travessia após a interdição da ponte. Os portuenses acham injusto a conta pelo descaso com a cidade cair nas costas da população.

A ponte que faz a travessia sobre o rio tem mais de quarenta anos, e por mais de uma década apresenta problemas em sua estrutura.

Protesto Porto 5
Protesto dos moradores no ponto da balsa – Foto: Divulgação

Porém, mesmo com o anúncio de que elas começariam a operar nesta quarta-feira (27), nenhuma delas saíram do lugar durante o dia. Houve protestos de moradores da cidade que se recusam a pagar pela travessia.

O Governo informou ainda que continua autorizado o trânsito, pela ponte, de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência.

Com gratuidade a paralisação do comércio em protesto que esta prevista para essa manhã de sexta-feira foi cancelada.

Ponte de Porto Nacional 4
A ponte de Porto Nacional está interditada há mais de 20 dias – Foto: Divulgação

Foto: Joelma Cristina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *