Balé Popular do Tocantins brilha no festival internacional de Goiás

O Balé Popular do Tocantins conquistou cinco troféus no 5° Festival Internacional de Dança de Goiás, realizado em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, entre os dias 4 e 9 de julho.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Sob a coordenação dos coreógrafos Jefferson Marques e Cristiane Freire, 36 bailarinos tocantinenses participaram da competição com cinco coreografias e foram premiados em todas elas. Na categoria infantil, 14 bailarinas de 9 a 13 anos conquistaram o 1º lugar com a coreografia Arraiá das Bailarinas, no estilo livre. Já na categoria jazz júnior, o grupo ficou com o 2º lugar com a apresentação Pool Party.

Na categoria jazz avançado, o bailarino Bruno Maique Coutinho, de 22 anos, conquistou o 1º lugar com a apresentação solo da música Just Say. Empolgado, Bruno destacou que ser premiado é o sonho de qualquer artista, mas seu principal objetivo na competição era dar o melhor de si e fazer um trabalho bem feito. Ele surpreendeu com a colocação, especialmente por competir com bailarinos internacionais, e explicou que foi convidado para substituir Maicon Cardoso, selecionado para um intercâmbio de balé na American Academy of Ballet, em Nova York.

Na categoria de danças populares, o grupo tocantinense ficou com o 2º lugar na categoria juvenil, com a apresentação de xaxado na coreografia O Retorno. O 3º lugar no jazz avançado também foi conquistado, com a interpretação da música Um Novo Tempo.

Lísia Fernanda Aires Neto, de 20 anos, que se apresentou nas categorias jazz avançado e danças populares, destacou a importância de observar as performances dos outros grupos. Ela espera que a dança seja mais valorizada e que o público passe a enxergar a arte de forma mais profunda.

Cristiane Freire, coreógrafa da equipe, explicou que cada bailarino participou de duas modalidades. “Estávamos muito animados para competir, mas nosso principal objetivo não era a premiação. Queríamos proporcionar aos bailarinos uma vivência enriquecedora, para que pudessem conhecer outras companhias e aprimorar seu trabalho. Os troféus foram uma consequência do comprometimento e dedicação da nossa equipe. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, concluiu.

Evento

O Festival Internacional de Dança de Goiás é promovido pelo Studio Dançarte, em parceria com o Governo de Goiás e o Conselho Brasileiro da Dança (CBDD). Bailarinos de todo o Brasil apresentaram coreografias de balé clássico, dança contemporânea, jazz, sapateado, danças urbanas, danças populares e estilo livre. Além das apresentações, os participantes também puderam assistir a palestras de profissionais renomados do Brasil, Chile e México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *