Avião é interceptado pela FAB, cai e espalha drogas em aldeia indígena entre o PA e MT; Vídeo

Estrangeiros que estavam a bordo da aeronave sobrevivem e foram detidos.

Um avião bimotor, não autorizado a entrar no espaço aéreo brasileiro, caiu neste domingo (13) após ser interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB), em uma área remota às margens do rio São Manoel, na divisa entre Mato Grosso e Pará. Os dois ocupantes, bolivianos, sobreviveram e foram resgatados, mas um deles sofreu graves fraturas e precisará de cirurgia.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A aeronave, modelo Seneca e prefixo PT-RBC, vinha do Peru e foi detectada pelos radares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) por volta das 9h. Segundo a FAB, o avião seguia uma rota comumente usada pelo tráfico de drogas e ignorou ordens para mudar de trajetória antes da queda.

Vídeo:

Um helicóptero da FAB foi acionado pela Polícia Federal (PF) para resgatar os dois estrangeiros, que foram levados em estado grave para o Hospital Regional de Alta Floresta (MT), onde permanecem sob custódia. A identidade deles não foi divulgada, mas sabe-se que têm 30 e 32 anos.

Após a queda, foram encontrados pacotes com drogas similares à maconha nas proximidades. O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) confirmou a apreensão de cerca de 51 kg de skunk, uma variedade de maconha mais potente, conhecida como “supermaconha”. Parte da carga foi destruída no acidente.

Avião é interceptado pela FAB, cai e espalha drogas em aldeia indígena entre o PA e MT
Foto: Divulgação

Os bolivianos devem ser transferidos para a sede da PF em Cuiabá assim que tiverem alta médica. A FAB reforçou que segue monitorando rotas ilegais na Amazônia para coibir o tráfico aéreo de drogas.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal em conjunto com órgãos de segurança.