Atleta indígena que desapareceu em rio é encontrado morto na Ilha do Bananal

Kalari Karajá nadava no rio Araguaia quando sumiu. Caso aconteceu na Aldeia Fontoura, que fica na divisa entre Tocantins e Mato Grosso.

O corpo do jovem atleta indígena Kalari Karajá, de 25 anos, foi encontrado na manhã deste domingo (16) no Rio Araguaia, na região da Ilha do Bananal. A informação foi confirmada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Kalari foi visto pela última vez no sábado (15), enquanto nadava no rio, próximo à Aldeia Fontoura, em São Félix do Tocantins, na divisa com Mato Grosso.

Buscas e resgate

Após o desaparecimento, indígenas da aldeia iniciaram as buscas, localizando o corpo antes da chegada dos bombeiros. O Corpo de Bombeiros, cuja unidade mais próxima fica a 510 km do local, foi acionado e deve chegar à aldeia na tarde deste domingo.

Trajetória do atleta

Desde os 12 anos, Kalari praticava Ijesu, uma tradicional luta corporal do povo Karajá. Ao longo de sua trajetória, ele conquistou diversos campeonatos na modalidade, sendo um atleta respeitado dentro da sua comunidade.

Kalari também cursava o curso de Licenciatura em Educação do Campo, pela Universidade Federal de Goiás. A instituição manifestou pesar pela morte do indígena.

A Funai informou que acompanha o caso e presta apoio à família.

Veja também: