Após operação da Polícia e nas véspera da eleição da mesa diretora, decreto exonera comissionados da Assembleia

Compartilhe:

Um decreto assinado pela presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada Luana Ribeiro (PSDB), os servidores comissionados da Casa a partir desta sexta-feira (1º). As únicas exceções são servidoras gestantes ou em licença maternidade, que não podem ser dispensadas.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

No documento, a justificativa dada ppara medida, é em função da mudança de legislatura. Não foi divulgado quantas pessoas foram exoneradas.

Os cargos vagos deverão ser preenchidos conforme as indicações dos parlamentares que vão atuar no legislativo estadual pelos próximos quatro anos.

Os novos deputados estaduais tomam posse nesta sexta. Dos 24 parlamentares, 16 já estavam na Casa na última legislatura e foram reeleitos. A nova mesa diretora da casa será eleita logo após a cerimônia de posse.

O decreto foi publicado no diário oficial e se aplica aos servidores que atualmente ocupam os cargos de provimento em comissão dos gabinetes, da mesa diretora, das lideranças, de assessoramento às comissões permanentes e dos gabinetes dos deputados.

Caça-fantasmas

O decreto foi assinado logo após a Policia Civil cumprir mandados de busca e apreensão e de intimação em operação que investiga supostos funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa. Conforme as investigações, há evidências de que pelo menos 11 servidores recebiam sem trabalhar.

Estes funcionários estariam ligados aos gabinetes dos deputados Toinho Andrade (PHS) e Amélio Cayres (SD). Um dos investigados era servidor fantasma ligado a presidência da casa de leis no período em que Osires Damaso (PSC) foi presidente.

Segundo a Polícia Civil, a estimativa é de que o esquema causou mais de R$ 1,5 milhão em danos. Ainda segundo a polícia, os deputados não são investigados neste momento.

Toinho é um dos candidatos a presidente da Assembleia e conta com o apoio do governador Mauro Carlesse (PHS). A outra candidata que concorre o pleito e a atual presidente Luana Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *