Foram mais de quatro meses de espera e muitas indefinições sobre o futuro da ponte sobre o lago do rio Tocantins em Porto Nacional. Então, na manhã dessa segunda-feira (17), o governo do estado liberou a travessia de veículo pequenos. Porém, a população observou e reclamou que a altura dos pórticos, que limitam a altura dos veículos em 2,2 metros, impossibilita a passagem de ambulância, uma das principais reivindicações do moradores, principalmente dos que residem à margem direita do rio.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“Como eles não viram isso antes, a passagem de ambulância pela ponte era uma das principais reivindicações da população, o governador esteve aqui e não viu isso?”, questiona uma moradora.
Presente na liberação da ponte, o governador Mauro Carlesse (PHS) disse que a altura será reajustada, já que o limite atual impede passagem de vans, bem como ambulâncias. Informou também que dois radares de controle de velocidade estão sendo instalados.
O pórticos foram instalados para limitar a altura impedindo o acesso de caminhões, ônibus e outros veículos pesados sobre a estrutura. Veículos pesados farão a travessia pela balsa.
A Ponte é a principal ligação da cidade com a BR-153. A estrutura foi interditada abruptamente pelo governo do estado quando o próprio havia iniciado trabalhos de vistoria da estrutura.
Segundo a governo, para liberação foi feito melhorias para amenizar os problemas na estrutura, o que viabiliza a trânsito de carros pequenos e camionetes pela ponte.
Antes da interdição, eram permitidos a travessia de veículos com até 30 toneladas. O tráfego de pedestre, ciclistas e motociclistas eram permitidos durante a interdição.
Dentre os serviços executados estão a troca das lajes das passarelas, a impermeabilização da estrutura e um novo asfalto foi feito sobre a ponte.
Foto: Divulgação