Esta Quarta-feira de Cinzas será um dia especial para a comunidade católica de Porto Nacional. A data marca o retorno das celebrações na Catedral Nossa Senhora das Mercês. O templo, que é um dos maiores patrimônios da cidade, estava interditado deste de setembro do ano passado para reforma.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A celebração está prevista para acontecer às 19 horas. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus.
Durante a celebração, cinzas são colocadas sobre as cabeças do fieis para lembrar que todos somos pó e ao pó da terra voltaremos. A intenção desse sacramental é levar ao arrependimento dos pecados.
Entenda
A Catedral de Porto Nacional foi interditada para obras de restauração da cobertura do altar e do forro. Os trabalhos de restauração tiveram inicio no dia 16 de setembro e, na época, o prazo de conclusão era de até 140 dias.
Conforme Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a catedral, construída em 1894, teve preservado seu aspecto arquitetônico. Na época, a chefe de Divisão Técnica da Superintendência do Iphan Tocantins, Cejane Pacini, disse que a recuperação do forro de madeira foram feitos feito com técnica de restauro.
As peças foram limpas, numeradas e analisado o estado de conservação para substituições ou enxertos necessários. Foram viabilizados R$ 100 mil para execução das obras. O recurso é proveniente do Plano de Ação do Iphan.
Durante a reforma, as missas estavam sendo realizadas no salão paroquial, ao lado do igreja, nos horários de costume. Já as celebrações durante a semana foram diluídas em igrejas das comunidades que formam a Paróquia.